Automotor
Ao Diário do Litoral, José de Anchieta, chefe de oficina na DTK Motors, comenta sobre como devemos proceder para essa ação ser uma importante aliada
Esse 'truque' pode ser feito brevemente pelos condutores e garante que a moto terá uma vida maior ainda / Cottonbro studio/Pexels
Continua depois da publicidade
Não basta apenas ligar a chave e dar a partida. Existem alguns truques realizados pelos motociclistas que não apenas auxiliam na durabilidade dos motores, como também são amplamente conhecidos por quem entende do assunto.
Ao Diário do Litoral, José de Anchieta, chefe de oficina na DTK Motors, em São Vicente, comenta que existem algumas ações simples que podem, inclusive, aumentar a vida útil das motos.
Continua depois da publicidade
Segundo o mecânico, ao ligar a moto, é recomendado não acelerar antes de ela permanecer ligada por, no mínimo, 1 minuto. “Esse é o tempo que o óleo leva para banhar todo o motor internamente. Inclusive, o segundo ponto é, se possível, deixar a moto esquentar por 5 minutos antes de sair”, comenta.
Essa estratégia é ideal para aumentar a durabilidade do motor. Mas essa não é a única ação recomendada.
Continua depois da publicidade
De acordo com Anchieta, é necessário verificar o nível do óleo a cada 1.000 km, pois isso também ajuda a evitar que o motor fique danificado. “Se precisar, complete o nível, com o uso de óleos semissintéticos ou sintéticos, que podem alcançar o uso de até 6.000 km.”
Ele ainda comenta que, cada vez mais, estão aparecendo casos de motores danificados por conta da quebra ou falta de óleo, especialmente devido ao uso de óleo mineral. “No caso de motores mais antigos e com pouca rodagem, no máximo 1.500 km, é indicado medir a cada 500 km quando se tem um uso severo.”
Recentemente, a Yamaha lançou no Japão uma scooter que se destaca pela eficiência e praticidade. A JOG 125 oferece consumo econômico e é ideal para quem precisa de um transporte acessível e funcional para a rotina.
Continua depois da publicidade
Custando 264 mil ienes, o que equivale a aproximadamente R$ 8,6 mil, a scooter pode fazer até 50 km por litro.
Já a Airbike também disponibilizou no mercado uma moto inspirada em "Star Wars".