Chefe de oficina citou quais modelos devemos ter uma atenção redobrada na hora de consumir / Giorgio de Angelis/Pexels
Continua depois da publicidade
Na hora de adquirir uma moto, muitos condutores procuram saber se os preços são acessíveis e, com o decorrer do tempo, se ficarão durante muito tempo nas oficinas mecânicas.
Ao Diário do Litoral, José de Anchieta, chefe de oficina na DTK Motors, em São Vicente, comenta que existem alguns modelos que raramente vão parar na oficina, salvo ocasiões como troca de peças com desgaste natural, pneus e pastilhas.
Continua depois da publicidade
Inclusive, Anchieta já comentou em uma outra matéria do jornal um "truque" que ajuda a aumentar a durabilidade de uma moto.
Anchieta citou quais modelos devemos ter uma atenção redobrada na hora de consumir, visto que eles podem ter uma durabilidade ainda maior se bem cuidados pelos proprietários.
Continua depois da publicidade
Comercializada no Brasil desde 2022, o modelo conta com motores de 125 cm³ ou 150 cm³. As diferenças entre ambos são bastante discretas, mas o painel das duas versões é o mesmo, com iluminação por LEDs, conta-giros, indicador de marcha e função ECO, que indica pilotagem econômica.
Os motores são monocilíndricos, injetados e com refrigeração a ar. O da versão menor tem 125 cm³, potência de 11,1 cv e torque de 1,2 kgf.m.
O modelo maior tem 149 cm³, 12,4 cv e 1,3 kgf.m de torque. Em ambos os casos, os números são para o uso com etanol.
Continua depois da publicidade
Considerada um sucesso nas ruas brasileiras desde que chegou ao mercado, o modelo é muito utilizado por quem trabalha sobre duas rodas. Porém, existem algumas diferenças pontuais entre as duas versões:
O modelo 110i é cerca de 20% mais barato que o 125. Mesmo com um motor menos potente, ele atende bem à demanda, especialmente em trajetos urbanos com limites de velocidade mais baixos.
Já o 125 é mais indicado para vias de trânsito rápido, sendo ideal para entregadores, por conta do maior conforto e desempenho. O modelo conta com a tecnologia FlexOne, que permite rodar com gasolina ou etanol.
Com um farol recortado por vincos e "preso" a uma máscara, tanque de combustível com apliques aerodinâmicos e rodas de liga leve, esse modelo ainda conta com torque máximo de 1,28 kgf.m a 5.500 rpm; potência máxima de 12,2 cv a 7.500 rpm e um motor de 4 tempos.
Continua depois da publicidade
Esse modelo é considerado sinônimo de praticidade, com sua partida elétrica e afogador no punho.
Conta com motor de quatro tempos, duas válvulas, OHC, monocilíndrico, refrigerado a ar, dotado de câmbio com cinco velocidades e um novo escapamento preto fosco com capa protetora cromada, que proporciona baixa emissão de gases para atender aos rigorosos limites de emissão de poluentes PROMOT 3 e EURO 3.
Com um visual clássico entre as motocicletas da marca, esse modelo chama a atenção pela mecânica robusta e pelo conforto durante a pilotagem. Inclusive, ela detém uma certa versatilidade para customização. No entanto, foi aposentada em 2017.
Continua depois da publicidade
A Intruder 125 conta com um motor de 4 tempos e torque máximo de 0,98 kgf.m a 7.000 rpm.
Lembrando que Airbike disponibilizou recentemente no mercado uma moto inspirada em "Star Wars".