É importante ressaltar que o Fusca se tornou um item de colecionadores nos últimos anos / Volkswagen/Divulgação
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Um dos principais veículos da década de 1980, o Fusca marcou a indústria automobilística brasileira. Considerado um dos carros mais vendidos de 1985, o modelo era também um dos mais baratos do país, com versões como Fusca 1300 e Fusca 1600.
Entretanto, com a inflação ao longo dos anos, quanto custaria um exemplar daquele tempo atualmente?
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Na época, o Fusca custava perto de R$ 4,4 mil, sendo que a versão mais simples tinha um motor de 1.300 cc. Para que o valor atual seja calculado, é preciso considerar a inflação acumulada desde 1985 até os dias atuais.
O índice de inflação que melhor reflete a variação de preços no Brasil é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
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O valor final da simulação ultrapassa os R$ 62.500, ou seja, 14 vezes mais caro que o valor de lançamento.
De acordo com dados do IBGE, a inflação acumulada nos últimos 40 anos ultrapassou os milhares por cento, o que equivale a 10 salários mínimos da época.
No entanto, é importante ressaltar que o Fusca se tornou um item de colecionadores, o que eleva um pouco seu preço no mercado de usados.
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Na Tabela Fipe, um Fusca 1600 de 1985, por exemplo, custa em média R$ 27.073 em abril de 2025. Já na internet é possível encontrar o mesmo veículo por até R$ 35 mil.
Localizada a 220 km da capital paulista, a cidade de Cunha, no interior de São Paulo, ganhou o título de “Capital Nacional do Fusca” graças à paixão local pelo icônico carro da Volkswagen.
Com aproximadamente 2 mil Fuscas emplacados, Cunha é considerado um verdadeiro museu a céu aberto para os admiradores do modelo, que foi um dos veículos mais populares do Brasil durante décadas.
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