Alguns motoristas se consideram experientes, mas cultivam hábitos que podem comprometer o desempenho, a durabilidade do veículo e até colocar a segurança em risco / Rovena Rosa/Agência Brasil
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Alguns motoristas se consideram experientes, mas cultivam hábitos que podem comprometer o desempenho, a durabilidade do veículo e até colocar a segurança em risco.
Pequenas atitudes no dia a dia ao volante, muitas vezes por desconhecimento, contribuem para o aumento do consumo de combustível, desgaste precoce de componentes e gastos desnecessários com manutenção.
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Sabão em barra dentro do carro: o que significa essa prática comum entre motoristas?
Rever esses hábitos pode não apenas poupar seu bolso, mas também garantir uma condução mais segura e eficiente. Afinal, boa direção vai além da habilidade técnica , envolvendo responsabilidade e cuidado com o veículo e com todos ao redor.
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Muitos motoristas mantêm o pé repousado sobre a embreagem acreditando que isso agiliza as trocas de marcha. Porém, essa pressão constante, ainda que leve, provoca desgaste no conjunto, encurta sua vida útil e pode causar superaquecimento. Um sinal desse hábito é o pedal ficar mais pesado antes do tempo previsto de troca.
Apesar de parecer uma forma de economizar combustível, colocar o carro em ponto morto nas descidas não é eficaz, pelo contrário. Veículos com injeção eletrônica continuam injetando combustível no modo neutro. A forma correta de economizar é deixar o carro engrenado, em marcha alta e sem acelerar.
Em declives acentuados, o uso de marchas mais baixas ainda ajuda a manter o controle e evita sobrecarga nos freios.
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Muitos condutores passam em diagonal sobre lombadas para evitar raspar o fundo do veículo. Essa prática, no entanto, distribui de forma irregular o peso sobre a suspensão, podendo danificar amortecedores, braços de suspensão e até comprometer a estrutura do monobloco com o tempo.
A recomendação é simples: reduza a velocidade e passe em linha reta.
Frenagens bruscas diante de obstáculos visíveis, como lombadas ou semáforos, além de aumentar o desgaste dos freios (pastilhas, discos e fluido), sobrecarregam os amortecedores e comprometem o sistema de suspensão.
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Antecipar o caminho e frear de forma gradual melhora o desempenho do veículo e reduz o consumo de combustível.
Usar o pedal da embreagem para manter o carro parado em subidas, dosando o acelerador, acelera o desgaste do conjunto e pode causar danos severos. A prática ideal é utilizar o freio de pé ou de mão até o momento de arrancar.
Veículos modernos contam ainda com assistente de partida em rampa, que mantém os freios acionados por alguns segundos após a retirada do pé do pedal.
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