Automotor

De queridinhos a esquecidos: o que aconteceu com esses modelos famosos?

Apesar de terem sido populares e desejados por muitos condutores, saíram de linha e deixaram saudades

Gabriel Fernandes

Publicado em 25/06/2025 às 12:33

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Honda Fit é um dos modelos que chegou a ser sonhado por vários brasileiros / Divulgação

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O mercado de automóveis brasileiro já presenciou o surgimento de carros incríveis que, com o tempo, desapareceram das concessionárias sem deixar rastros. Os motivos são diversos: mudanças nas montadoras, novas regras ou até mesmo modismos passageiros.

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Alguns modelos, em especial, apesar de terem sido populares e desejados por muitos condutores, saíram de linha e deixaram saudades.

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Inclusive, o Diário do Litoral também citou sobre 5 hábitos comuns que nos fazem passar vergonha no trânsito.

A seguir, relembramos alguns desses modelos que se encaixam perfeitamente nesse perfil:

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Honda Fit

Lançado em 2003, o modelo, também conhecido como Jazz em alguns mercados, rapidamente se tornou um sucesso graças ao seu interior versátil e altamente configurável. Isso se deve, em parte, ao tanque de combustível posicionado sob o assento, o que permitiu a criação do famoso Magic Seat.

Sua primeira geração foi lançada no Japão em 2001, mas só chegou à América do Sul em 2003. Em terras japonesas, o modelo conquistou o prêmio de Carro do Ano em 2001, 2002, 2007 e 2008.

No Brasil, o Fit saiu de linha em 2021 por decisão estratégica da empresa, sendo substituído pelo City hatchback.

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No entanto, ele ainda é fabricado na China, onde continua sendo chamado de Jazz.

Chevrolet Vectra

Lançado em 1993 com o propósito de substituir o Monza, o Vectra trazia o design moderno da Opel e uma motorização potente para um sedã da época, com motor 2.0 8V e 16V de até 150 cv e 20 kgfm de torque.

Na segunda geração, de 1996 a 2005, passou a contar com airbags, controle de tração e comandos no volante. Tornou-se líder de vendas, sendo o sedã preferido da classe média.

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A terceira geração, de 2007 a 2011, foi baseada na plataforma do Astra, com motor 2.4 flex, mas com acabamento mais simplificado, inferior ao modelo europeu.

Com a chegada de rivais como Honda Civic e Toyota Corolla, o Vectra perdeu prestígio e teve sua produção encerrada em junho de 2011. Foi substituído pelo Chevrolet Cruze.

Hyundai i30 conquistou o público que buscava um carro com visual moderno, acabamento refinado e lista generosa de equipamentos (Divulgação)
Hyundai i30 conquistou o público que buscava um carro com visual moderno, acabamento refinado e lista generosa de equipamentos (Divulgação)
Seu motor 2.0 flex, câmbio automático e estilo europeu chamaram a atenção dos brasileiros (Divulgação)
Seu motor 2.0 flex, câmbio automático e estilo europeu chamaram a atenção dos brasileiros (Divulgação)
Se destacou por seu pouco consumo de combustível, principalmente na versão TSI (Divulgação)
Se destacou por seu pouco consumo de combustível, principalmente na versão TSI (Divulgação)
Lançado em 1993 com o propósito de substituir o Monza, o Vectra trazia o design moderno da Opel (Divulgação)
Lançado em 1993 com o propósito de substituir o Monza, o Vectra trazia o design moderno da Opel (Divulgação)
O Ford Focus se destacava pelo conforto, bom espaço interno, mecânica elogiada e bom nível de equipamentos (Divulgação)
O Ford Focus se destacava pelo conforto, bom espaço interno, mecânica elogiada e bom nível de equipamentos (Divulgação)

Ford Focus

Durante duas décadas, o Focus foi um dos modelos mais respeitados do Brasil. Lançado em 2000, era produzido na fábrica de Pacheco, na Argentina. O modelo se destacava pelo conforto, bom espaço interno, mecânica elogiada e bom nível de equipamentos.

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A linha passou por três gerações no Brasil, sempre acompanhando as tendências globais da Ford. A última foi lançada em 2013 e permaneceu à venda até 2019, quando a produção foi encerrada na Argentina.

O principal motivo foi a perda de espaço do segmento de hatches médios frente à ascensão dos SUVs — e o Focus já não tinha o mesmo apelo de antes.

Hyundai i30

Comercializado a partir de 2009, o hatch médio sul-coreano conquistou o público que buscava um carro com visual moderno, acabamento refinado e lista generosa de equipamentos.

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Seu motor 2.0 flex, câmbio automático e estilo europeu chamaram a atenção dos brasileiros. A primeira geração, importada da Coreia do Sul, fez tanto sucesso que virou febre entre os jovens.

Já a segunda geração trouxe um design ainda mais sofisticado, mas passou a ser importada da Europa com motor 1.6, o que decepcionou parte dos consumidores que esperavam mais desempenho.

O modelo saiu de linha em 2016, sem muito alarde. Desde então, a Hyundai passou a concentrar seus esforços nos SUVs, como o Creta.

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Volkswagen Up!

O Up! também se destacou por seu pouco consumo de combustível, principalmente na versão TSI, lançada em 2015. Com motor 1.0 turbo flex de três cilindros, com 101/105 cv e 16,8 kgfm de torque, entregava desempenho surpreendente para um carro compacto.

No entanto, apesar da fama de econômico, o modelo era considerado caro para o seu tamanho, especialmente nas versões mais completas.

Sua produção foi encerrada em 2021 e, ao contrário dos demais, ele não teve um substituto direto. Na época, a Volkswagen justificou a decisão afirmando que precisava adequar a linha de montagem para outros modelos.

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