Automotor
Com base na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) de maio, separamos modelos de carros usados reconhecidos pela sua durabilidade
Um dos nomes mais lembrados quando se fala em confiabilidade, o Toyota Corolla carrega a tradição de sedã médio mais vendido do Brasil / Toyota/Divulgação
Continua depois da publicidade
Enquanto no mercado de usados alguns carros são ignorados por conta de má reputação e falhas crônicas, outros conquistaram a preferência dos motoristas, firmando-se como favoritos graças à fama de inquebráveis construída ao longo dos anos.
São esses modelos, já testados, confiáveis e fáceis de manter, que oferecem tranquilidade, economia e rodagem sem preocupações para quem os escolhe.
Continua depois da publicidade
Conheça também os cinco modelos de carros que raramente param na oficina
Com base na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) de maio, separamos modelos de carros usados reconhecidos pela sua durabilidade.
Continua depois da publicidade
Um dos nomes mais lembrados quando se fala em confiabilidade, o Toyota Corolla carrega a tradição de sedã médio mais vendido do Brasil, o que também facilita o abastecimento do mercado de usados.
Sua manutenção é simples, com peças fáceis de encontrar e preços relativamente baixos.
A versão GLi 2013 traz de série ar-condicionado, direção hidráulica, airbags, freios ABS, ajuste de altura do banco do motorista, pacote elétrico e sistema de som.
Continua depois da publicidade
O entre-eixos de 2,60 metros garante conforto e espaço interno, enquanto o porta-malas acomoda até 470 litros. O motor 1.8 VVTi entrega 144 cv e 18,6 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de quatro marchas.
Mesmo fora de linha desde 2021, o Honda Fit marcou presença por três gerações no Brasil e segue como referência de carro acessível e confiável. Usados em bom estado são comuns, com mecânica de excelente reputação, ótima dirigibilidade e o inovador sistema ULT de rebatimento dos bancos.
Na versão DX 2015, o Fit oferece ar-condicionado, vidros e travas elétricos, airbags frontais, freios ABS, cinto de três pontos para todos os passageiros e volante ajustável em altura.
Continua depois da publicidade
O motor 1.5 flex gera até 116 cv e 15,3 kgfm de torque, combinado ao câmbio CVT. O consumo chega a 14 km/l na estrada com gasolina.
A Hyundai também consolidou boa fama mecânica no Brasil. O HB20S, irmão do HB20 hatch, utiliza o robusto motor 1.6 Gamma, que entrega 128 cv e 16,5 kgfm de torque.
Na versão 2016 com câmbio automático de seis marchas, ele pode ser encontrado por cerca de R$ 60 mil.
Continua depois da publicidade
Entre os itens de série estão ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, Isofix para cadeirinhas, sistema de som com Bluetooth e entradas USB, volante multifuncional, computador de bordo e ajuste de altura do banco do motorista.
Assim como o Corolla, o Etios também herda a fama de confiabilidade da marca japonesa. O compacto foi vendido no Brasil até 2021, e manteve produção para exportação até 2023 em Sorocaba (SP).
A versão Platinum 2017 é uma das mais completas, com central multimídia, quadro de instrumentos digital, direção assistida, airbags frontais, freios ABS e bancos em couro.
Continua depois da publicidade
Sob o capô, o motor 1.5 flex entrega até 107 cv e 14,7 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de quatro marchas. Um conjunto robusto, de aspiração natural e capaz de médias de até 14 km/l na estrada com gasolina.
Saindo do universo asiático, a Fiat Strada mostra por que lidera o segmento de picapes pequenas no Brasil. Robusta e prática, é a escolha certa para quem busca um veículo de trabalho confiável e fácil de manter, especialmente pela suspensão traseira do tipo feixe de molas.
Na versão Freedom de 2019, com cabine simples, a picape vem equipada com o conhecido motor 1.4 Fire de 88 cv e 12,5 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de cinco marchas.
Continua depois da publicidade
Um conjunto mecânico simples e de manutenção descomplicada, com peças disponíveis em abundância.