O pequeno hatch, apelidado de forma bem-humorada pelos internautas de "KAminhão", estava completamente lotado / Reprodução
Continua depois da publicidade
Cenas inusitadas são comuns no Brasil, e uma delas ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias. Um motorista foi flagrado tentando transportar nada menos que 58 sacos de batata (cerca de 1.460 kg) em um Ford Ka, ultrapassando em mais de três vezes a capacidade de carga recomendada para o veículo.
O episódio aconteceu no estacionamento da Ceasa de Curitiba (PR) e rapidamente viralizou. O pequeno hatch, apelidado de forma bem-humorada pelos internautas de “KAminhão”, estava completamente lotado, com batatas ocupando não só o interior, mas também o teto do carro.
Continua depois da publicidade
De acordo com o portal Tribuna Paraná, o motorista era também o comprador da mercadoria e pediu pessoalmente que os sacos fossem colocados no veículo. A cena chamou tanto a atenção que fornecedores de diversas regiões ligaram para confirmar se era real.
Mesmo a cidade de Almirante Tamandaré, em Curitiba sendo um destino relativamente próxima, a viagem não seguiu como planejado.
Continua depois da publicidade
Fiscais da Ceasa impediram a saída do veículo, obrigando o condutor a deixar metade da carga no local. Só depois da redução do peso, o motorista pôde continuar, ainda que em condições longe do ideal.
Para fins de comparação, o Ford Ka, dependendo do ano e modelo, tem capacidade de carga útil entre 350 kg e 450 kg, incluindo passageiros e bagagem.
O carro usado nessa tentativa, fabricado em 2008, estava com mais de 1 tonelada acima do limite, representando um sério risco à segurança do condutor e de outros usuários da via.
Continua depois da publicidade
Apesar do tom cômico que o caso assumiu na internet, transportar cargas além do permitido é uma prática ilegal e perigosa. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 248, classifica como infração grave conduzir veículo com carga excedente em desacordo com o artigo 109.
A penalidade inclui multa, cinco pontos na CNH e retenção do veículo até a regularização da infração.
Já o transporte de carga no teto é permitido, mas deve seguir regras específicas. De acordo com a Resolução nº 349/2010 do Contran, a carga não pode ultrapassar a largura do veículo, deve ter no máximo 50 cm de altura acima do teto, e precisa estar bem fixada para não comprometer a estabilidade e a segurança.
Continua depois da publicidade
Além de ser contra a legislação, o excesso de peso compromete diversos aspectos mecânicos do veículo, como suspensão, freios, pneus e dirigibilidade, aumentando de forma significativa o risco de falhas e acidentes graves.
No caso do Ford Ka, o risco é ainda mais crítico: por ser um veículo de passeio, ele não foi projetado para transportar grandes volumes ou pesos elevados, especialmente de forma desorganizada e instável. Uma decisão como essa pode causar danos estruturais ao carro e representar perigo real no trânsito.