Auge do modelo no Brasil veio a acontecer em 1994, ano do Plano Real / Yura Forrat/Pexels
Continua depois da publicidade
Alguns modelos de veículos fizeram história no Brasil por diversos motivos, entre eles a popularidade. Nesse parâmetro, pode ser citado o Chevrolet Omega, que, além de se tornar um ícone de sofisticação e desempenho, chegou a ser o veículo dos presidentes da República, executivos e empresários em meados dos anos 1990.
Entretanto, o auge veio a acontecer em 1994, ano do Plano Real, que coincidiu com o desejo de muitos que buscavam um veículo que misturasse luxo e tecnologia.
Continua depois da publicidade
Equipado com um motor de seis cilindros em linha, o topo da linha era o Omega CD 3.0, em uma versão importada da Europa.
Seu valor na época era de US$ 50 mil, o que equivale hoje a cerca de R$ 400 mil, em valores atualizados pela inflação, ou seja, o mesmo valor de um carro premium zero quilômetro atualmente, como o BMW Série 3 ou o Mercedes-Benz Classe C.
Continua depois da publicidade
O vídeo abaixo mostra mais detalhadamente como é o modelo:
A General Motors anunciou o Chevrolet Vintage, projeto que mescla restauração fiel e atualização tecnológica de modelos clássicos da marca. Entre os primeiros carros escolhidos estão o Omega CD 1994, o Monza 500 EF 1990, o Opala SS 1979 e a S10 Rally 2004.
A medida faz parte da preservação do legado da marca e oferece aos colecionadores brasileiros a oportunidade de comprar carros originais com certificação oficial da própria Chevrolet. Parte da arrecadação dos leilões ainda será revertida para projetos sociais do Instituto General Motors (IGM).
Continua depois da publicidade
Os modelos terão uma reconstrução supervisionada pela equipe de engenharia da GM, em parceria com oficinas especializadas.
O tempo estimado para a conclusão de cada projeto será de, pelo menos, um ano, e os veículos passarão por testes de qualidade no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), o maior centro de validação automotiva da América do Sul.