A cidade conta com um grande acervo de carros antigos / PMC/Divulgação
Continua depois da publicidade
É normal conhecer pessoas que são amantes de carros antigos, mas existe uma cidade de São Paulo que, pelo fato de existir uma concentração enorme do hobby, recebeu o título de “Capital Nacional do Antigomobilismo”.
Trata-se de Caçapava, localizada na Região Imediata de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, entre as serras do Mar e da Mantiqueira, a 113 km da capital paulista.
Continua depois da publicidade
Leia também: Carros clássicos que eram o sonho de consumo dos pais
Ela surgiu por meio de dois diferentes núcleos, onde o mais antigo, que é o bairro de Vila Velha de Caçapava, era um vilarejo que cresceu em torno da Capela Nossa Senhora d'Ajuda, construída em 1705 nas terras de uma fazenda que pertencia a Jorge Dias Velho e que servia como local de pouso do Caminho Real, que ligava os municípios de São Paulo e Taubaté.
Continua depois da publicidade
Caçapava Velha foi elevada ao status de freguesia em 18 de março de 1813, com o nome de Freguesia de Cassapaba. Entretanto, a Caçapava de hoje surgiu em 1842, quando foi construída uma capela dedicada a São João Batista.
O povoado foi fundado pelo capitão João Ramos da Silva e tornou-se sede da freguesia. Em 3 de maio de 1850, foi elevado à categoria de vila, tornando-se cidade apenas em 14 de abril de 1985.
Por conta de a cidade possuir um dos maiores museus de restauração e manutenção de veículos antigos do mundo, Caçapava recebeu o título de “Capital Nacional do Antigomobilismo”, por meio da Lei 3.841/12.
Continua depois da publicidade
Leia também: À frente do seu tempo: 5 carros clássicos dos anos 1980 com equipamentos raros à época.
Como parte do legado de Roberto Eduardo Lee, o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee, como o próprio nome diz, era um importante colecionador e restaurador de carros antigos da cidade.
Fundado em 1963 pelo próprio Lee, o museu originalmente ficava em São Paulo, mas foi transferido para Caçapava em 1964. Com o tempo, ele se tornou o maior do tipo na América Latina e recebia cerca de 250 visitantes todas as semanas.
Continua depois da publicidade
Segundo o site da prefeitura do município, atualmente ele conta com 27 carros raríssimos, incluindo um Buick 1938, um Cadillac 1929 e um Alfa Romeo 1922. Após seu falecimento, em 1975, alguns deles retornaram para seus donos, uma vez que estavam emprestados ao museu.