Odete Roitman (Débora Bloch) leu livro de autoajuda antes de morrer / Reprodução/Globoplay
Continua depois da publicidade
O público de “Vale Tudo” percebeu um detalhe curioso na noite de segunda-feira (6) pouco antes do clímax da novela. É que antes de morrer, Odete Roitman (Débora Bloch) ganhou uma nova camada, enquanto lia um livro de autoajuda.
O título "Guia do Autodomínio para uma Vida com Mais Autonomia", de Maria Klien, não foi escolhido por acaso por Manuela Dias, e carrega um simbolismo interessante, principalmente vindo de uma personagem marcada pelo controle, pela arrogância e pela incapacidade de lidar com as próprias emoções.
Continua depois da publicidade
Na obra, a escritora propõe uma reflexão sobre a ligação entre o ser humano e os quatro elementos da natureza, com foco no ar como caminho para lidar com a ansiedade e reencontrar o equilíbrio interior. A ideia é que o ar trabalha como símbolo da leveza, da respiração e da liberdade. Era tudo o que faltava à Odete, que tentava dominar o mundo ao seu redor, mas nunca a si mesma.
Clique aqui para conhecer outros livros que apareceram nas gravações de "Vale Tudo".
Continua depois da publicidade
A escolha do livro pode ser vista como uma ironia sutil da trama. Enquanto Maria Klien convida o leitor a “deixar-se levar como o vento”, Odete vivia sufocada pelas próprias verdades e pela necessidade de ter razão. Se tivesse seguido as lições da escritora, talvez tivesse aprendido a respirar antes de tentar controlar até seus próprios filhos.
Curiosamente, o site de Maria Klien traz ainda um alerta contraditório que ecoa como um prenúncio trágico, no qual diz que “a responsabilidade será sempre do leitor.” No caso de Odete Roitman, os resultados de suas escolhas foram fatais a ponto de acumular inimigos e suspeitos por sua morte. Veja alguns nomes na galeria abaixo.
Continua depois da publicidade