Variedades

Árvore mais alta e antiga, que pode ser da época da Pangeia, impressiona cientistas

Apesar de contar com cerca de 47 mil troncos, o Pando é considerado uma única árvore porque todos esses troncos estão conectados por um único sistema de raízes

Isabella Fernandes

Publicado em 17/09/2025 às 13:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Estamos falando do Pando, um organismo vegetal impressionante que, à primeira vista, parece uma floresta comum. / Freepik

Continua depois da publicidade

Você já se perguntou qual é a maior árvore do mundo? E a mais antiga? Para surpresa de muitos, cientistas acreditam que a resposta para as duas perguntas pode ser a mesma.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Estamos falando do Pando, um organismo vegetal impressionante que, à primeira vista, parece uma floresta comum. Mas, na verdade, trata-se de um único indivíduo: um álamo tremedor (Populus tremuloides) que se espalha por cerca de 43 hectares na Floresta Nacional de Fishlake, em Utah, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Você sabe como se chama a árvore do marmelo? Quase ninguém acerta

• Árvore presente no Brasil pode ajudar cidades a enfrentar efeitos da crise climática

• Árvore brasileira pode ajudar no controle da diabetes e enfeitar o jardim

Freepik
Freepik
Freepik
Freepik
Freepik
Freepik
Freepik
Freepik
Freepik
Freepik
Freepik
Freepik

Milhares de troncos, uma só árvore

Apesar de contar com cerca de 47 mil troncos, o Pando é considerado uma única árvore porque todos esses troncos estão conectados por um único sistema de raízes subterrâneas. Seu nome, que vem do latim e significa “eu me espalho”, reflete exatamente essa característica.

Você sabe como se chama a árvore do marmelo? Quase ninguém acerta

Continua depois da publicidade

Por esse motivo, o Pando é tido como o maior organismo individual do mundo, e, talvez, o mais velho também.

Uma árvore que pode ter até 80 mil anos

Estudos recentes, conduzidos por cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia e da Universidade de Utah, revelaram que o Pando pode ter entre 16 mil e 80 mil anos.

A pesquisa, divulgada na plataforma científica bioRxiv, analisou mutações genéticas acumuladas ao longo de milhares de gerações clonadas.

Continua depois da publicidade

Isso porque o Pando não se reproduz por sementes. Ele é um organismo triploide, ou seja, tem três conjuntos de cromossomos, o que impede a reprodução sexual. Em vez disso, ele se clona, gerando novos troncos a partir do mesmo sistema de raízes.

Pequenas mutações contam uma longa história

Para calcular a idade da árvore, os cientistas coletaram amostras de folhas, raízes, galhos e cascas de diferentes partes do Pando. Também compararam o material genético com álamos de fora da região.

Mesmo sendo clones, os troncos apresentaram quase 4 mil pequenas variações genéticas, alterações acumuladas lentamente ao longo do tempo. Com base nessas diferenças e em modelos evolutivos, foi possível estimar a idade milenar da árvore.

Continua depois da publicidade

O estudo continua

Embora os resultados sejam promissores, a pesquisa ainda passará por revisão por pares antes de ser oficialmente publicada em revista científica.

Se confirmadas, as descobertas podem reforçar o papel do Pando como um dos mais antigos e resistentes organismos vivos do planeta.

 

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software