A apuração do Grupo Especial do Carnaval paulista ocorre nesta terça-feira (17) / Woody Henrique/Liga-SP
Continua depois da publicidade
A definição da escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo em 2026 ocorre na tarde desta terça-feira (17), no Sambódromo do Anhembi. A leitura das notas das 14 agremiações que desfilaram na sexta (13) e no sábado (15) está prevista para começar às 16h, seguindo o horário de Brasília.
O evento determina não apenas a vencedora do título deste ano, mas também as cinco primeiras colocadas que retornam para o Desfile das Campeãs e as duas escolas que serão rebaixadas para o grupo de acesso.
Continua depois da publicidade
Para acompanhar a apuração ao vivo, os telespectadores em São Paulo podem sintonizar a TV Globo na TV aberta. Quem preferir assistir via internet tem como opção o Globoplay, que retransmite o sinal da emissora gratuitamente para usuários logados.
A cobertura inclui a leitura detalhada das notas nos nove quesitos regulamentares, como bateria, enredo e comissão de frente, além da movimentação nas quadras das escolas favoritas, entre as quais se destacam Mocidade Alegre, Dragões da Real e Gaviões da Fiel.
Continua depois da publicidade
A manhã desta terça (17) já foi de festa para duas comunidades da capital paulista. A Acadêmicos do Tucuruvi conquistou o título do Grupo de Acesso 1 com 269,9 pontos, apresentando um enredo focado na resistência do povo brasileiro, e a escola Pérola Negra garantiu o vice-campeonato com 269,4 pontos.
Ambas as agremiações asseguraram o direito de desfilar na elite do samba paulistano em 2027 e também participarão da festa de encerramento do Carnaval de 2026 no próximo sábado. A Mancha Verde bateu na trave com a Pérola, mas permaneceu em terceiro lugar na colocação.
O Desfile das Campeãs está agendado para sábado (21), a partir das 20h, reunindo as cinco agremiações mais bem pontuadas do Grupo Especial e as duas melhores de cada um dos grupos de acesso.
Continua depois da publicidade
O sistema de pontuação da apuração descarta a menor nota de cada quesito para compor a somatória final, e em caso de empate, o regulamento prevê a utilização das notas descartadas e, posteriormente, a ordem de quesitos sorteada pela Liga-SP como critérios de desempate.