Os blocos pesam entre 70.000 e 80.000 quilos e para retirá-los foram usados guindastes em plataformas flutuantes / Crédito: Freepik
Continua depois da publicidade
Foram descobertos, pela primeira vez, 22 blocos monumentais de pedra que faziam parte da entrada do famoso Farol de Alexandria, no Egito. O farol é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, mas foi destruído por terremotos entre os séculos XI e XIV.
As peças foram retiradas do fundo do porto oriental de Alexandria, onde arqueólogos do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, em colaboração com o Instituto Europeu de Arqueologia Subaquática (IEASM), realizam, desde 1994, trabalhos de exploração arqueológica.
Continua depois da publicidade
Os blocos pesam entre 70 mil e 80 mil quilos e, para retirá-los, foram usados guindastes montados em plataformas flutuantes. Segundo os especialistas, essa foi a primeira vez que elementos desse tamanho foram trazidos à superfície. A equipe responsável explicou que esse era um passo necessário antes que os blocos fossem estudados, restaurados e exibidos em futuros museus.
Os arqueólogos destacam que esses blocos possivelmente eram parte da entrada monumental do antigo farol e ajudam a reconstruir a imagem da construção, que teria sido erguida entre 280 e 247 a.C., durante o reinado de Ptolemeu II.
Continua depois da publicidade
O projeto, chamado “Pharos”, também envolveu o mapeamento tridimensional da área submersa. A expectativa é que os novos dados permitam compreender melhor a arquitetura do monumento, que foi um dos mais altos da Antiguidade e símbolo da cidade de Alexandria.