Variedades

Amazon investe em streaming onde o próprio público cria séries com ajuda da IA

Nos últimos meses, cerca de 10 mil usuários participaram dos testes do serviço que já conta com alguns episódios disponíveis

Gabriel Fernandes

Publicado em 31/07/2025 às 19:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nova plataforma de streaming, rotulada como 'Showrunner', permite que os usuários criem suas próprias produções com ajuda da IA / Reprodução

Continua depois da publicidade

A Amazon está investindo no desenvolvimento de uma nova plataforma de streaming, conhecida como Showrunner, com foco em séries de TV geradas por inteligência artificial.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo o CEO da companhia, Edward Saatchi, o serviço tem sido promovido como a "Netflix da IA" e permite que o usuário digite algumas palavras para criar cenas, ou até mesmo episódios inteiros, de uma série, seja do zero ou com base em uma narração já criada por outro usuário.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Esquecido nos cinemas, 'O Lobisomem' morde o streaming após falhar nas bilheterias

• Um dos maiores fracassos da Disney já tem data para chegar no streaming

Testes

Nos últimos meses, cerca de 10 mil usuários participaram dos testes do Showrunner, que foi aberto inicialmente para usuários norte-americanos. A princípio, o serviço será gratuito, mas há planos para cobrança entre US$ 10 e US$ 20 por mês de criadores que queiram gerar um determinado número de cenas.

Inclusive, há a possibilidade de os vídeos serem compartilhados livremente no YouTube e em outras plataformas.

Continua depois da publicidade

De acordo com Saatchi, a ideia pode ser ainda mais audaciosa, uma vez que a companhia está em negociações com a Disney e vários outros estúdios de Hollywood para licenciar suas propriedades intelectuais e permitir que sejam usadas na plataforma.

"A versão ‘Toy Story da IA’ não será apenas um Toy Story barato. Nossa ideia é que esse Toy Story da IA seja jogável, com milhões de cenas novas, todas pertencentes à Disney", exemplificou.

Falando em streaming, o Diário fez uma matéria sobre alguns filmes com Pedro Pascal que estão disponíveis em diversas plataformas.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo um teaser do serviço abaixo:

Empolgação

Mesmo que a ideia pareça interessante, Saatchi admitiu que ainda existem incertezas, e não se sabe se o projeto terá sucesso no futuro.

Vale lembrar que no começo de sua empreitada, a Netflix quase declarou falência por conta de diversos fatores.

Continua depois da publicidade

Até o momento, o serviço conta com duas séries criadas com a tecnologia de IA chamada SHOW-2:

Exit Valley: uma série no estilo de Uma Família da Pesada, ambientada na cidade de Sim Francisco, que satiriza líderes da tecnologia como Sam Altman e Elon Musk.

Everything Is Fine: a atração foca em um casal que briga ao ir para a Ikea e acaba transportado para um mundo paralelo em que estão separados e precisam se reencontrar.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software