Preta expressou em vida a vontade de ser velada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
Preta Gil, que faleceu aos 50 anos em Nova York, terá seu velório realizado no Rio de Janeiro. A família da artista está cuidando dos trâmites para trazer o corpo de volta ao Brasil, e a cerimônia de despedida deve ocorrer nos próximos dias.
A cantora morreu no último domingo (20) em decorrência de complicações provocadas por um câncer no intestino. O translado do corpo deve acontecer até quarta-feira (23) devido a questões burocráticas envolvendo o processo de repatriação.
Continua depois da publicidade
Preta expressou em vida a vontade de ser velada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com um cortejo em trio elétrico, em referência ao seu espírito carnavalesco e à ligação com o Bloco da Preta.
A família confirmou que o velório ocorrerá na capital fluminense, onde fãs, amigos e parentes poderão se despedir da artista. Ainda não foi informado se o corpo será enterrado ou cremado, e não há confirmação sobre o local exato do velório.
Continua depois da publicidade
A cantora estava nos Estados Unidos desde maio, onde dava continuidade ao tratamento oncológico após esgotar as possibilidades clínicas no Brasil. Ela estava hospedada em Nova York e viajava para Washington, onde recebia acompanhamento em um centro médico especializado.
Preta passou mal a caminho do aeroporto, onde embarcaria de volta ao Brasil. Uma ambulância foi acionada, mas ela não resistiu e morreu antes de chegar ao hospital.
O diagnóstico de câncer no intestino foi feito em janeiro de 2023, após ela apresentar sangramentos e ser internada. Durante o primeiro ano de tratamento, passou por sessões de quimioterapia e radioterapia, além de uma cirurgia para remoção de tumores realizada em agosto de 2024.
Continua depois da publicidade
Posteriormente, a doença se espalhou para outras partes do corpo, exigindo novas intervenções médicas.
Apesar das adversidades, Preta se manteve positiva e chegou a declarar que voltaria curada ao Brasil.
Preta era filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, e mãe de Francisco Gil, de 30 anos, integrante do grupo Gilsons. O governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura decretaram luto oficial de três dias em memória da artista.
Continua depois da publicidade