Entretanto, segundo a literatura científica, o mês de nascimento não determina a inteligência de forma permanente / Kelvin Agustinus/Pexels
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Às vezes, os fatores relacionados ao comportamento das pessoas estão ligados não apenas a questões psicológicas, educação e genética, mas também à data de nascimento.
Esse tópico pode influenciar os indivíduos de diversas maneiras, principalmente no desempenho escolar, conforme comprovado em estudos recentes.
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Em uma sala de aula, as idades das crianças podem variar em até um ano, o que diferencia a maturidade emocional, o nível de atenção e o rendimento acadêmico.
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Esse cenário também influencia como os professores percebem o potencial dos alunos, principalmente nos primeiros anos de escolarização.
O mês de nascimento passou a ser discutido em relatórios escolares e artigos científicos como um fator que ajuda a explicar essas variações iniciais.
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De acordo com estudos, as crianças que nasceram entre outubro e dezembro podem apresentar maiores ganhos cognitivos ao longo do ensino fundamental, principalmente por serem as mais novas da turma (na maioria dos casos).
Nesse cenário, a necessidade de adaptação precoce pode favorecer o desenvolvimento da atenção, organização, flexibilidade mental e estratégias de enfrentamento acadêmico.
O "efeito da idade relativa" descreve o impacto da diferença de meses entre alunos de uma mesma série, gerada pela data de corte das matrículas.
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Nos primeiros anos, a diferença pode ser relevante em termos de maturidade cognitiva, emocional e social, influenciando tanto dificuldades quanto oportunidades.
Entre os principais tópicos estão:
Segundo a literatura científica, o mês de nascimento não determina a inteligência de forma permanente, pois o efeito é estatístico, moderado e tende a diminuir ao longo da escolaridade.
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Crianças nascidas em qualquer mês podem alcançar um alto desempenho, caso recebam boas oportunidades de desenvolvimento.
Conforme avançam para a adolescência, as diferenças iniciais de maturidade costumam ser reduzidas, e fatores como qualidade de ensino, rotina de estudos e saúde mental passam a moldar os resultados aos poucos.