Ultimo episódio de 'Stranger Things' foi lançado em plena véspera de ano novo pela Netflix / Netflix/Divulgação
Continua depois da publicidade
Este texto contém spoilers de 'Stranger Things'. Leia por sua conta e risco.
Após quase dez anos e cinco temporadas sucessivas, "Stranger Things" teve seu capítulo final disponibilizado na Netflix na noite do último dia 31 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Mesmo se tratando de apenas duas horas antes da virada para 2026, muitos fãs da série se programaram para assistir ao desfecho do arco de Eleven e seus amigos contra o vilão Vecna.
Até o lançamento, muitas teorias especulavam sobre quais personagens teriam um desfecho trágico. Se você não aguenta a ansiedade e ainda não assistiu ao episódio, vamos explicar quem morre no episódio final de Stranger Things.
Continua depois da publicidade
Agora começam os spoilers. Siga por sua conta e risco.
Mesmo que diversos fãs acreditassem que os personagens Steve (Joe Keery) e Jim Hopper (David Harbour) se sacrificariam no desfecho, a produção criada pelos irmãos Matt e Ross Duffer surpreendeu em algumas decisões.
Neste último episódio, os únicos personagens que realmente morrem são Kali e o próprio vilão Vecna, mas em ocasiões diferentes. Enquanto isso, Eleven (Millie Bobby Brown) fica com um arco em aberto sobre seu destino.
Continua depois da publicidade
Leia também: Retrospectiva 2025: Os filmes originais que deram o que falar no Rotten Tomatoes.
Em relação às duas vítimas do episódio final, os cenários que levam às suas mortes são os seguintes:
Depois de serem capturados pelos militares no Mundo Invertido, Kali e Hopper são levados para uma sala e começam a ser agredidos ao serem questionados sobre o paradeiro de Eleven.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo, Murray consegue explodir um helicóptero que inibia os poderes de Kali e Eleven. Com o impacto da explosão, um tiro acaba sendo disparado e atinge Kali, que morre nos braços de sua irmã.
Esta era a morte mais óbvia. Após uma batalha final com Eleven, o vilão é perfurado no coração por uma das estacas dentro do Devorador de Mentes.
Alguns momentos depois, ele demonstra que ainda está vivo; é quando Joyce (Winona Ryder) pega seu machado, relembra todas as vítimas que ele fez ao longo da série e arranca sua cabeça. Decreta-se, assim, o desfecho do vilão.
Continua depois da publicidade
Após derrotarem Vecna e plantarem bombas para destruir o Mundo Invertido, os protagonistas acabam capturados pelos militares liderados pela Dra. Kay (Linda Hamilton) ao chegarem no mundo real.
Neste cenário, Eleven revela que o único jeito de tudo acabar é ela morrer no próprio Mundo Invertido enquanto ele for destruído. Vê-se, então, seu corpo "desaparecer" conforme a destruição acontece.
Só que, durante uma partida de D&D, Mike (Finn Wolfhard) explica aos amigos que ela contou com a ajuda de Kali para forjar a própria morte. Kali teria usado o resto de seus poderes para projetar uma simulação de Eleven no portal, enquanto a verdadeira conseguiu escapar para o mundo real.
Continua depois da publicidade
Mike revela que o paradeiro dela é uma incógnita, uma vez que segue viajando escondida pelo mundo. Ele deixa claro que o cenário permite uma interpretação ambígua: "Basta você acreditar nessa história ou não".