Do fast-food ao saudável: a nova gastronomia dos festivais de música / Divulgação/Pexels
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A nova geração está cada vez mais adaptada aos festivais de música, o que tem levado as produções desses grandes eventos a realizarem mudanças voltadas aos hábitos de consumo dos jovens.
Entre os principais tópicos, as comidas gordurosas e calóricas estão com os dias contados e o motivo é simples: a geração Z prioriza alimentos mais saudáveis, vegetarianos e que sejam também “instagramáveis”.
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A gastronomia vive hoje um novo fenômeno, marcado pela busca por opções menos calóricas e que proporcionem uma experiência diferenciada ao consumidor. A Sapore, responsável pela alimentação do festival The Town, já percebeu essa dinâmica e apostou em um cardápio variado para a edição de 2025.
A preocupação ambiental e a conscientização sobre os malefícios de produtos industrializados à saúde criaram um movimento de valorização do natural e das produções artesanais.
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Um estudo promovido pela FMCG Gurus revelou que 72% dos consumidores da geração Z priorizam alimentos que tragam benefícios à saúde e que possam ser incorporados a dietas naturais.
Essa crescente busca pelo saudável vem moldando o mercado alimentício, que se adapta tanto na produção quanto no posicionamento de marca para atrair os novos consumidores.
Com a pressão pela adoção de cardápios inclusivos e sustentáveis, os festivais estão se transformando para atender às novas demandas. O Coachella, nos EUA, já alterou sua experiência culinária para incluir alimentos mais saudáveis, enquanto eventos na Europa, como o DGTL e o Awakenings, apostaram em menus 100% vegetarianos.
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Além disso, atividades como yoga, meditação e até tirolesa já fazem parte da programação de grandes festivais. A comida consciente deixou de ser um nicho para se consolidar como oportunidade de negócio e reflexo de um consumidor que busca experiências completas e alinhadas aos seus valores.
Desde o início do The Town, no último sábado (6), diversos vídeos no Instagram e no TikTok viralizaram ao mostrar as opções de alimentação disponíveis no Autódromo de Interlagos. Lanches veganos, saladas, combos e pratos saudáveis marcaram presença em diferentes estandes do festival.
Com mais de 500 profissionais envolvidos e 50 toneladas de alimentos, o evento aposta na diversidade para todos os gostos. O cardápio inclui opções saudáveis, vegetarianas e pratos com sabores brasileiros pensados para o consumo em pé.
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O espaço Market Square, com curadoria do chef Henrique Fogaça, trouxe uma nova experiência com um menu inspirado em gêneros musicais, mostrando que a comida agora é parte do espetáculo, e não apenas um detalhe.
Vai curtir o festival neste fim de semana? Confira a média de preços dos alimentos vendidos nos estandes:
Hambúrguer: R$ 54
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Sanduíche cupim: R$ 54
Batata com queijo e bacon: R$ 42
Mousse de chocolate: R$ 28
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Balde de pipoca: de R$ 33 a R$ 49 (recarga do balde por R$ 10)
Bolovo: R$ 14
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Cachorro quente: de R$ 24 a R$ 35
Cup Noodles: de R$ 12 a R$ 15
Fish and Chips: R$ 35
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Cannoli de pistache com doce de leite: R$ 35
Salada tropical: R$ 32
Arroz com shimeji: R$ 55
Hambúrguer vegano: R$ 55
Pastel de pizza, calabresa com queijo ou carne: R$ 34
Bolinho de arroz: R$ 29
Torresmo de rolo: R$ 45
Pizzas calabresa, marguerita ou frango: R$ 52
Casquinha: R$ 12
Picolés: de R$ 18 a R$ 28
Açaí com frutas: R$ 35
Cookie de matchá com sorvete e doce de leite: R$ 35
Pudim de cumaru: R$ 28
Pudim de doce de leite: R$ 28
Chope: de R$ 20 a R$ 22
Energético: R$ 19
Refrigerantes: R$ 15
Suco: R$ 17
A Incrível é uma das marcas de comida vegana presente no festival The Twon, confira a divulgação do stand.