No caso do papel, alguns sanitários públicos contam com uma tecnologia similar nos dispensadores de papel higiênico / Lisa from Pexels/Pexels
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Com o desperdício de papel sendo cada vez mais recorrente, novas tecnologias estão sendo criadas para o uso de banheiros, e pode-se dizer que, em breve, daremos adeus à forma tradicional de utilizá-los.
Uma nova tecnologia desenvolvida na China vem sendo adotada por vários estabelecimentos do país nos últimos anos.
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Essa inovação funciona por meio de um código QR, cujo propósito é ativar o uso dos banheiros e do papel higiênico.
Um dos primeiros protótipos foi instalado em Xangai, onde o sistema de abertura das portas se dava pelo escaneamento de um QR Code.
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No entanto, ele funcionava apenas durante o período noturno, a partir das 21h, quando terminava o expediente dos faxineiros do município. Nesse horário, cerca de 100 pessoas utilizaram o “novo toalete”.
Para que os usuários entendam o funcionamento da nova tecnologia, um guia de uso é fixado ao lado da porta do banheiro, com as seguintes instruções:
Após usar o QR Code para abrir o espaço, o procedimento para liberar o papel higiênico é bastante similar, mas há também outra opção.
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Caso o usuário não consiga escanear o código ou não queira realizar o procedimento, pode assistir a um anúncio de 30 segundos para receber uma quantidade gratuita de papel, ou pagar uma taxa de 0,5 yuan (R$ 0,37) para liberar o papel sem publicidade.
Esse sistema pode ser facilmente encontrado em locais específicos, como áreas públicas movimentadas, parques e estações, com o objetivo de reduzir o desperdício de papel e melhorar a higiene.
Ao mesmo tempo, a empresa japonesa TOTO está substituindo o papel higiênico com uma tecnologia inovadora chamada Washlet.
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Por ser um equipamento que funciona durante a madrugada, a empresa responsável instalou um sistema de segurança: o banheiro público está equipado com um alarme automático.
Se o usuário não sair do toalete em 15 minutos, o sistema dispara um alerta e notifica a equipe sobre o ocorrido. Caso não haja resposta, uma equipe é enviada ao local para verificar se está tudo bem.