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Achou que era para crianças? Esse marketing vendeu um filme que 'não existe'

Lançado há 22 anos, essa produção chegou a fazer muitos espectadores acreditarem que se tratava de uma comédia infantil

Gabriel Fernandes

Publicado em 19/07/2025 às 13:20

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Produção foi estrelada por Jerry O'Connell e Anthony Anderson / Warner Bros Pictures/Divulgação

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Lançado nos cinemas em 2003, o filme "Canguru Jack" utilizou uma estratégia de marketing tão eficaz e inusitada que, até hoje, é lembrado por ter "escondido" sua verdadeira premissa e vender o longa de uma forma totalmente diferente do que ele realmente é.

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A produção dirigida por David McNally foi promovida como se fosse uma comédia familiar com um canguru falante, no entanto, ela não é exatamente sobre isso.

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Como eram as propagandas?

Na época, era comum se deparar com comerciais de televisão e trailers nos cinemas que mostravam dois melhores amigos, vividos por Jerry O'Connell e Anthony Anderson, se esbarrando com um canguru de óculos escuros, totalmente feito por CGI.

Por mais que o material sugerisse uma proximidade com o público infantil por conta do personagem, ele sequer era o verdadeiro protagonista.

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O realmente se tratava?

"Canguru Jack" é, na verdade, uma comédia policial cuja premissa está longe de se assemelhar a um filme infantil.

A história mostra Louis (Anderson) e Charlie (O'Connell), dois amigos do Brooklyn que são obrigados a entregar um dinheiro da máfia na Austrália. Ao chegarem ao local, eles se deparam com um canguru e o vestem com uma jaqueta vermelha enquanto tentam tirar uma foto.

Nisso, o animal foge com a vestimenta, e eles percebem que o dinheiro estava no bolso da camisa. Logo, começa uma jornada pelo país à caça do canguru.

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Justificativa

Com produção assinada por Jerry Bruckheimer (responsável por sucessos como "F1" e "Top Gun: Maverick"), o filme originalmente intitulado "Down and Under" não foi bem recebido durante as exibições testes.

Segundo relatos, a narrativa era confusa, a história não convencia o público, e a máfia retratada não parecia tão ameaçadora. Como se tratava de uma produção voltada ao politicamente incorreto, havia diversas cenas de violência, piadas de cunho sexual, palavrões e até mesmo uma cena de sexo.

Como o longa já estava em estágio avançado de pós-produção, os produtores analisaram possibilidades de "readaptar" a narrativa, já que o fracasso parecia iminente.

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Então, com o sucesso de "Neve Pra Cachorro" em alta na época, a saída foi reeditar o projeto para que fosse plausível também para o público infantil, e o foco do marketing passou a se concentrar totalmente no canguru.

Diante dessas constantes mudanças, nasceu "Canguru Jack". Mesmo assim, o fracasso se confirmou: a produção faturou cerca de US$ 30 milhões, com um orçamento de US$ 60 milhões.

Só que o caso não foi tão inusitado quanto do longa "Blindado", estrelado por Sylvester Stallone e também enfrentou uma série de problemas durante os bastidores.

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Continuação

Mesmo com um resultado considerado baixo, a Warner aprovou a realização de uma continuação para o longa, agora no formato de animação. "Canguru Jack: Olá, EUA!" foi lançado em 2004, mas não contou com o retorno de nenhum ator e, muito menos, teve um terço das dificuldades de produção do original.

E, assim como seu antecessor, o projeto não apenas fracassou, como logo foi esquecido, e muitas pessoas sequer souberam da sua existência.

O fracasso só não foi pior que o sofrido pela Disney, com seu "Indiana Jones em Marte", alguns anos depois.

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