Turismo

'Vovô Sabe Tudo’ apresenta Museu da Alfândega

A nova fase da visitação ao museu da instituição agora é feita com a monitoria de integrantes ‘Vovô Sabe Tudo’, programa da prefeitura.

Publicado em 04/11/2013 às 11:59

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A mudança da imagem do órgão, mostrando o lado que protege a sociedade das consequências de produtos falsificados. Foi com essa expectativa que Cleiton Alves dos Santos João Simões, inspetor-chefe da Alfândega de Santos, recebeu nesta sexta-feira (1) 40 alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental da escola Oswaldo Justo. Eles estrearam a nova fase da visitação ao museu da instituição, agora feita com a monitoria de integrantes ‘Vovô Sabe Tudo’, programa da prefeitura
Segundo Cleiton, o Museu da Alfândega é o quarto do gênero no mundo. Os outros estão na França, Tailândia e Coreia do Sul, e apenas neste último lugar e em Santos a visita é gratuita. Uma das atrações é a Sala Braz Cubas, onde três biombos e painéis fotográficos contam um pouco da história do Ministério da Fazenda e dos ciclos econômicos do Brasil, ligados à borracha, ao café, ouro e cana-de-açúcar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Museu dos Contrafeitos e a Sala Braz Cubas ficam no 2º andar do prédio da Alfândega de Santos (praça da República)

Continua depois da publicidade

No outro lado, no Museu dos Contrafeitos, dezenas de produtos falsificados estão expostos. O próprio inspetor mostrou as consequências danosas dos óculos de sol que ao invés de proteger os olhos, os expõem aos raios ultravioletas; ou a bola de futebol que tem chumbo na tinta.

Na opinião de Rosana Gomes, técnica da Seas (Secretaria de Assistência Social) responsável pelo ‘Vovô Sabe Tudo’, a "consolidação da parceria com a Alfândega atende o objetivo do programa de inclusão social do idoso". A iniciativa com a terceira idade é desenvolvida em conjunto com a Setur (Secretaria de Turismo).  

Continua depois da publicidade

Serviço
O Museu dos Contrafeitos e a Sala Braz Cubas ficam no 2º andar do prédio da Alfândega de Santos (praça da República). A visitação dura cerca de 30 minutos e ocorre aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, das 11h às 17h. Também às quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 14h, para grupos que agendem antes o passeio com a Setur pelo telefone 3201-8000 ramal 8054. A entrada é franca e monitoria dos ‘vovôs’ Jether Lúcio Ribeiro e Ronaldo Dias.  

Personagens
“Gostei mais do Museu dos Contrafeitos. Alguns produtos eu nunca imaginei que podiam ser falsificados, e outros eu não imaginava que podiam causar tanto mal à saúde”, Thaís Skurtinski Rodrigues Santos, aluna do 8º ano.

Foto: Anderson Bianchi

Continua depois da publicidade

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software