Praia de Picinguaba, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo / Emilio Sant'Anna/Folhapress
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Ubatuba definiu uma nova data para o início de cobrança de taxa ambiental na cidade. A previsão agora é que a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) seja cobrada a partir de 10 de novembro.
A cobrança das taxas ambientais serão cobradas de veículos que ingressarem no município por sistema de arrecadação e cobrança remota. O objetivo da cobrança é para a arrecadar fundos e para diminuir os impactos socioambientais gerados pelo grande fluxo de pessoas que visitam Ubatuba. Alguns destinos brasileiros também adotam a taxa de turismo, como Fernando de Noronha, Jericoacoara e Gramado.
Continua depois da publicidade
Neste ano, a prefeitura contratou a empresa que fará a cobrança nas entradas da cidade, mas já mudou três vezes o início da operação. Em agosto, último adiamento, a prefeitura suspendeu o início da cobrança para que fossem realizadas mudanças nas regras de isenção.
Na última semana, uma lei complementar foi aprovada com alterações para isentar moradores. Entre elas está o aumento do número de veículos que podem ser cadastrados por morador, redução dos documentos necessários para o cadastro e comprovação de residência.
Continua depois da publicidade
Valores da taxa ambiental
Segundo a prefeitura, o pagamento pode ser realizado de forma automática com as tags de pedágio e estacionamento para veículos, pelo aplicativo da ECO Ubatuba, na sede da empresa ou nos postos de pagamento na cidade.
Isenções
Continua depois da publicidade