X

Turismo

Turismo paulista se prepara para fim de ano grandioso

Setor espera crescimento de 300% sobre 2020 e de até 40%, na comparação com 2019. Parques e resorts se preparam para receber os turistas

Gladys Magalhães

Publicado em 01/11/2021 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Santa Clara Eco Resort investiu em reformas para a temporada de verão / Divulgação

Após um ano e meio de pandemia e um prejuízo de mais de R$ 46 bilhões, somente no estado de São Paulo, segundo dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CET), o turismo paulista se prepara para um fim de ano grandioso, com perspectivas positivas para as férias, Natal e Réveillon.

De acordo com a Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), o setor espera crescimento de 300%, na comparação com 2020, e um aumento de 20% a 40% sobre 2019, quando o mercado estava normalizado.

 “As perspectivas para as viagens de fim de ano são muito positivas. Estamos com uma demanda reprimida e observamos uma crescente procura por viagens, principalmente, com o aumento da vacina no Brasil e no exterior. Agora, nas férias de verão, teremos um aumento na procura por viagens a lazer, porque as famílias, casais e amigos estão com sede de viajar e recuperar o tempo perdido”, observa Marcos Lucas, presidente da Aviesp.

A forma de viajar do paulista mudou: a prioridade são os destinos mais próximos de casa, que oferecem atrações ao ar livre e contato com a natureza. Na foto, o Casa Grande Hotel

Destinos locais
Empresas do setor de turismo também compartilham do otimismo do presidente da Aviesp, mas ressaltam que a forma de viajar do paulista mudou: a prioridade são os destinos mais próximos de casa, que oferecem atrações ao ar livre e contato com a natureza.

“Com a retomada das viagens no contexto do avanço da vacinação no Brasil, percebemos no Airbnb um forte interesse tanto por planejamento de viagens de curto prazo, como para fins de semana prolongados, quanto para fim de ano e férias de verão. Mas essa reconexão está sendo feita baseada em novos comportamentos e prioridades que surgiram a partir da pandemia, e que vieram para ficar. Em muitos casos, são famílias em busca de um refúgio mais perto da natureza, e, ao mesmo tempo, com boa infraestrutura para conciliar férias com a família e trabalho em home-office”, disse, por meio de nota, a plataforma.

Segundo o Airbnb, as reservas no primeiro trimestre de 2021 já ultrapassaram os níveis pré-pandemia, sendo que, no estado de São Paulo, as cidades de Cunha e Ilhabela são as mais procuradas.

A CVC também já observou uma maior movimentação dos viajantes paulistas e espera bons resultados para os próximos meses. “Estamos muito otimistas para o fim do ano. A procura por viagens está aumentando gradativamente. Quando comparamos o mês de setembro com agosto, por exemplo, o número de passageiros para embarque em dezembro, considerando viagens nacionais e internacionais, cresceu em média 68%.  A maior parte da procura ainda está para destinos nacionais, com destaque para a região Nordeste e também para a região Sul, como Gramado e Florianópolis. Entre os destinos mais buscados no estado de São Paulo, estão a Capital, Olímpia, Santos, Campos do Jordão e Campinas”, diz Leonel Andrade, presidente da CVC Corp.

A cidade de Olímpia deve ter um ótimo fim de ano. Na foto, o Hot Beach, um dos principais parques da cidade

Resorts de braços abertos
Os resorts, parques e hotéis já observam o comportamento do consumidor e se preparam para receber os turistas para as festas de fim de ano. O Hot Beach Parque & Resorts, que é formado pelo parque aquático Hot Beach Olímpia e quatro resorts (Hot Beach Resort, Thermas Park Resort & Spa, Celebration Resort Olímpia e Hot Beach Resort), por exemplo, já prepara uma grande festa de Réveillon, com recreação especial e uma mega queima de fogos. Segundo o grupo, este deve ser um ano muito bom em Olímpia.

“A expectativa de aumento de turistas se deve a uma conjunção de fatores: há demanda reprimida em viagens; a credibilidade das vacinas e a redução drástica de casos e mortes por Covid, que deve dar segurança às famílias de viajarem; além do fato do dólar estar caro, o que leva os turistas a procurarem destinos nacionais, como Olímpia”, explica Marcos Bittencourt, gerente Comercial MICE do Hot Beach Parque & Resorts.

Também de olho em quem deixou de viajar para o exterior, o Casa Grande Hotel e Resort, localizado na praia de Enseada, no Guarujá, espera muitas famílias para celebrar as festas de fim de ano, que prometem ser ainda mais especiais por conta do aniversário de 50 anos da marca. “Começamos a notar a retomada das demandas por lazer e eventos corporativos. O público que viajaria ao exterior busca o mesmo padrão de qualidade e atendimento e o encontra no Casa Grande Hotel. A perspectiva é que, aos poucos, retornemos à normalidade”, diz Sérgio Souza, diretor comercial do Casa Grande Hotel Resort & SPA.

Em Ibiúna, o Clara Resorts irá inaugurar o Complexo Península, dobrando o tamanho do resort

Investimentos
Para além dos eventos, a confiança da retomada no setor é tanta, que alguns estabelecimentos investiram em reformas para a temporada de verão. Este é o caso do Clara Resorts, que possui uma unidade na cidade de Ibiúna e outra em Dourado, ambos em São Paulo.

“Estamos com muita procura para o final de ano e férias de verão. Em Ibiúna vamos inaugurar o Complexo Península, dobrando o tamanho do resort. Já em Dourado fizemos o retrofit das Suítes Santa Clara e Suítes Sede, e  ainda inauguramos três novas quadras de beach tênis”, conta Luis Antonio de Faria Braga, gerente comercial e de marketing do Grupo.

Sítio do Carroção já começa ver o interesse pelo acampamento de volta

Crianças na estrada
Os estabelecimentos especializados em crianças também estão otimistas e, após se transformarem em hotéis para receber famílias, começam a retomar suas atividades principais.

No Sítio Carroção, em Tatuí, que se  reinventou na pandemia e abriu um hotel, os estudantes acampados já começam a voltar. “Já estamos observando os pais deixarem os filhos saírem e temos reservas para a temporada de férias e carnaval. Depois de tanto tempo em casa, as pessoas querem viajar e os pais confiam, pois de nossa parte existe um cuidado grande com o bem-estar de todos”, finaliza Flávia Stopiglia, relações públicas do Carroção.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

COPA DO MUNDO 2022

Fifa anuncia venda antecipada de 2,45 milhões de ingressos para a Copa no Catar

A parcial teve um aumento de 50 mil ingressos vendidos em relação ao último anúncio feito na semana passada, quando faltavam 100 dias para o evento

Política

TSE manda Damares retirar vídeos que acusam governo Lula de incentivo ao crack

O magistrado deu 24 horas para que as plataformas removam o conteúdo, por "propaganda eleitoral antecipada negativa"

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software