X

A 200 km da capital, a cidade tem praias famosas, como a Barra do Sahy, que ainda tem o ar de vilarejo de pescadores, e as mais movimentadas, como as que estão no distrito de Maresias / Douglas Cometti/Folhapress

Por Vanessa Zampronho

Planos de viagem foram bastante modificados em 2020: cidades turísticas suspenderam suas atividades para evitar um aumento nos casos de Covid-19. Mas aos poucos os turistas estão voltando a pesquisar e viajar. Nas buscas por destinos, estão no topo do ranking dos mais procurados as praias, montanhas, serras e trilhas. E tem mais: a maioria dos destinos estão no Brasil. Afinal, ainda há restrições de entrada em alguns países, e enfrentar longas viagens em aviões não anda muito nos planos de quem pretende passear. Assim, o turismo doméstico está em alta em 2021.

Pela proximidade com São Paulo, as cidades do litoral paulista vêm despertando mais interesse dos turistas. Uma delas é São Sebastião, a 200 km da Capital - dá para ir tanto pelas rodovias Dutra e dos Tamoios (a partir de São José dos Campos) ou via BR-101, passando por Bertioga. É lá que fica o distrito de Maresias, bastante badalado pelos jovens, e recantos mais reservados, como a Barra do Sahy, que ainda guarda aquele jeito de vilarejo de pescadores.

Ainda no litoral paulista, Ilhabela também aparece como um dos destinos mais procurados. Para se chegar lá, é necessário usar a balsa, que sai de São Sebastião, funciona 24h, todos os dias. Uma vez na ilha, é hora de aproveitar a natureza exuberante: a Mata Atlântica cobre boa parte da cidade, que tem também praias de tirar o fôlego. Uma das mais curiosas é a da Pedra do Sino, e o nome não é à toa: quando se bate em algumas de suas pedras, ouve-se o barulho de um sino.

Saindo do estado, o Nordeste está no topo das buscas, e uma das cidades procuradas é João Pessoa (PB). Há voos diretos para a capital paraibana saindo de São Paulo, e que levam pouco mais de três horas. A cidade reúne belas praias, como a de Bessa, com águas calmas e limpas, um centro histórico gostoso de conhecer e preços mais baixos em relação a outros centros turísticos da região.

Ainda no Nordeste, a capital maranhense São Luís vem se destacando. Voos que saem de São Paulo levam 3h20 para chegar à cidade, a única do Brasil fundada por franceses. Lá faz calor durante o ano todo. O centro histórico é um dos principais atrativos, com traços arquitetônicos de portugueses, holandeses, espanhóis e franceses. Mas as praias não ficam atrás: as da Guia, a Prainha e a Ponta D'Areia são algumas delas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Relembre as personalidades sepultadas no cemitério do Paquetá, em Santos

Políticos, artistas e até poetas fazem do cemitério um patrimônio histórico da cidade

Esportes

Aderlan passa por cirurgia e é baixa no Santos

Jogador se lesionou contra o Paysandu

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter