14 de Setembro de 2024 • 08:43
Atualmente, o turismo é o terceiro setor em geração de emprego no Estado / Divulgação
Com a retomada do turismo, já foram criados 55.744 empregos diretos no setor em 2022 no Estado de São Paulo. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), somente no mês de agosto foram 6.621 novos postos formais ligados diretamente ao turismo paulista.
Com os dados positivos do turismo nos primeiros oito meses do ano, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo elevou a previsão inicial de geração de empregos em 2022. A nova projeção é a de criação de mais de 80 mil empregos formais no ano, um aumento de 25% em relação aos 65 mil empregos previstos no início do ano.
Depois de enfrentar dois anos de retração por conta da pandemia que paralisou todo o setor, o turismo desponta como um dos principais setores da economia paulista. Atualmente, o turismo é o terceiro setor em geração de emprego no Estado, atrás apenas da indústria e construção civil.
"Temos potencial para crescer ainda mais, sendo o principal gerador de empregos no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo. Nossa expectativa é que o turismo seja responsável por mais de 750 mil novos empregos nos próximos quatro anos, sendo 250 mil diretos e 500 mil indiretos", afirma o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.
A retomada do turismo já supera em diversos aspectos o período pré-pandemia. A movimentação turística paulista em 2022 terá um crescimento de 1,3% na comparação com 2019. A projeção é feita pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Diário Mais
Litoral de SP tem praia considerada 'Havaí brasileiro' com trilha e cachoeira
Praia paradisíaca do litoral de SP tem bica natural, rapel e trilha na mata; conheça
Maior trilha natural do Brasil tem 4 mil km e passa pelo litoral de SP; conheça
Cotidiano
O próximo desafio dos atletas será a Copa Paraná de Judô, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro
Diário Mais
O evento poderá ser visto de toda a América, além de outras partes do mundo, mas somente 3,5% da área total da Lua estará escura