Turismo - Cruzeiros voltam no fim do ano

A pandemia afetou o turismo de forma geral, e os grandes navios de cruzeiro não ficaram de fora; há pacotes para a temporada 2021/2022 no Brasil

Comentar
Compartilhar
17 JAN 2021Por Gazeta de S. Paulo08h08
MSC SPLENDIDA. Sai em fevereiro de 2022 de Santos (SP) com destino a Uruguai e Argentina, em um passeio de sete noites. Tem discoteca, restaurantes, lojas e spaFoto: Ivan Sarfatti

Por Vanessa Zampronho

É na metade do mês de novembro que os grandes navios de cruzeiro voltam aos mares - mas o coronavírus mudou todos os planos. O comunicado da Cruise Lines International Association (Clia), a associação internacional dos cruzeiros, lamenta o cancelamento dos passeios desta temporada. Até antes da pandemia, os grandes navios tinham 620 mil leitos disponíveis, um aumento de 17% em relação a 2019.

E, na volta das viagens, tudo será diferente. Quando os turistas forem viajar, já será dentro dos moldes do novo normal. Serão feitos testes de Covid-19 toda semana com a tripulação, além dos pré-embarque para os passageiros, uso de máscaras, distanciamento social, e uma equipe médica treinada para agir e avaliar passageiros
continuamente.

A MSC Cruzeiros tem pacotes disponíveis a partir de dezembro, e vem com quatro grandes navios. Um deles faz sua estreia em águas brasileiras, o MSC Seaside. Sua estrutura foi inspirada nos condomínios de praia de Miami e vem com áreas externas amplas, um aquapark, cinco piscinas, 13 hidromassagens, tirolesas, cinema, boliche, spa e dez restaurantes.

 
  • MSC SEASIDE. O grande cruzeiro estreia em águas brasileiras na temporada 2021/2022, e com um pacote de seis noites que sai de Santos, vai até Ilha Grande, Salvador e Búzios, no dia 11 de dezembro.
  • CELEBRITY INFINITY. O passeio no grande Infinity sai do Rio de Janeiro no dia 13 de dezembro e tem nove noites, com destino à Argentina e Uruguai.
  • AZAMARA PURSUIT. Há programação somente para dezembro de 2022 para o Pursuit no Brasil, que tem pacote de 14 dias saindo do Rio com destino ao Uruguai e Argentina

Os minicruzeiros ficam a cargo do MSC Preziosa, que volta ao Brasil com passeios de três a quatro dias, e vem com cinco piscinas, spa, cinema, simulador de Fórmula 1, teatro, bares, lounges, academia e restaurantes. O MSC Splendida faz roteiros de sete noites com destino à Argentina e Uruguai, e é o primeiro com o produto premium MSC Yacht Club, com programação exclusiva e privativa. O MSC Sinfonia também vai até os países vizinhos, e vem até com um pub irlandês.

A Royal Caribbean, outra gigante dos mares, não tem programação de cruzeiros no Brasil para as próximas temporadas. Já a Celebrity Cruises reservou seu navio Infinity para sair do Rio de Janeiro com direção à Argentina em dezembro de 2021. São dez dias a bordo da embarcação, com um spa e acesso exclusivo ao restaurante Blu, em estilo mediterrâneo, o Qsine, que traz pratos diferentes para despertar os sentidos, além de bistrôs, demais restaurantes, bares, e área externa.

Outra empresa com cruzeiros que já navega pelo mundo é a Azamara, que tem programado somente para dezembro de 2022 pacotes no Brasil, no seu navio Azamara Pursuit, saindo do Rio de Janeiro com destino à Argentina e Uruguai. Ele tem sete restaurantes, entre eles o Discoveries, com pratos internacionais, spa, fitness center, biblioteca, espaço para apresentações de shows e bandas.