Turismo

São Paulo prevê retomada de trens regionais após 30 anos de hiato no serviço

O Governo estadual avança com o Trem Intercidades para Campinas e Sorocaba; saiba quando o serviço volta a operar no interior

Giovanna Camiotto

Publicado em 18/03/2026 às 18:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O projeto mais avançado ligará a capital paulista à cidade de Campinas, com parada em Jundiaí / Pixabay/Pexels

Continua depois da publicidade

O Estado de São Paulo deve voltar a contar com trens regionais de passageiros após três décadas, com o avanço dos projetos do Trem Intercidades, lançados pelo governo estadual. O primeiro deles, no eixo entre a capital, Jundiaí e Campinas, tem previsão de entrega em 2031, marco que recoloca em operação um serviço ferroviário de média distância inexistente no estado desde 2001.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A retomada ocorrerá exatamente 30 anos após a última viagem regular de um trem regional no interior paulista. Na ocasião, o serviço final partiu de Campinas em 14 de março de 2001 com destino a Bauru, já em um cenário de forte redução de demanda e deterioração das condições operacionais.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• O segredo para idosos e crianças viajarem de graça em um dos trens mais bonitos do Brasil

• Polícia Civil prende suspeito de sabotagem e extorsão contra trens no litoral de SP

• Maior fabricante de trens do mundo abre diversas vagas de emprego no interior de SP

O projeto mais avançado dentro do programa é o Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará a capital paulista a Campinas, com parada em Jundiaí. As obras têm previsão de início ainda neste semestre, segundo o governo estadual, enquanto a estreia comercial segue prevista para 2031.

Na sequência, o eixo que conectará a capital a Sorocaba é apontado como o próximo a avançar. A proposta integra um plano mais amplo de retomada do transporte ferroviário de passageiros no estado, com foco em ligações regionais de média distância, interrompidas desde o início dos anos 2000.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software