Santos recebe festivais gastronômicos em outubro

A ideia do 'Festival Feito em São Paulo' é consolidar a gastronomia do estado como um dos mais importantes alicerces da economia e do empreendedorismo.

Comentar
Compartilhar
06 OUT 2019Por Da Reportagem07h32
A segunda edição do festival gastronômico Comer, Beber e Cantar será realizada na Estação do Valongo nos dias 19 e 20.Foto: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE SANTOS

Santos tem de boas opções em gastronomia em outubro. A programação conta com o Festival Feito em São Paulo, do Governo do Estado, realizado no próximo dia 16, no estacionamento externo do complexo de eventos Arena Santos, com a culinária de chefs e estabelecimentos da Baixada Santista e o 2º Festival Comer, Beber e Cantar, que ocorre entre os próximos dias 19 e 20, na Estação do Valongo, com cardápio de restaurantes e comércios da Cidade.

O Festival Feito em São Paulo, que reúne a culinária de restaurantes, bares e padarias, produtores e fabricantes da região, traz como destaque o chef Fabio Vieira, do Restaurante Micaela, na Capital, que é o padrinho da programação na macrorregião da Baixada Santista, que também engloba as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe.

O festival, além de oferecer pratos variados ao público, é uma competição na qual as receitas inscritas respeitam um ou mais dos seguintes pré-requisitos: ter relação cultural gastronômica com a Cidade ou região; ser feita a partir da utilização de produtos agropecuários produzidos na região; apresentar valor turístico, cultural, histórico e/ou econômico; e ser reconhecidamente saborosa.

No dia 16 serão anunciados os oito finalistas selecionados na região, que oferecerão a preços populares, entre R$ 15,00 a R$ 25,00, porções pré-preparadas para venda pública. Na ocasião também serão escolhidos dois produtos e dois pratos vencedores da macrorregião, e divulgada a classificação dos demais a título de reserva. O anúncio dos vencedores será feito no palco, antes do final do evento. Aberto ao público e com entrada franca, o evento terá manifestações artísticas, palestras e diversas atrações.

A ideia do Festival Feito em São Paulo é consolidar a gastronomia do estado como um dos mais importantes alicerces da economia e do empreendedorismo.

2º COMER, BEBER E CANTAR

A segunda edição do festival gastronômico Comer, Beber e Cantar, que ocorre nos dias 19 e 20, das 10h às 17h, na Estação do Valongo. A programação inclui passeio de bonde, shows musicais com artistas da região e estandes com produtos e pratos comercializados pelos estabelecimentos participantes, que abrangem da culinária oriental, sorvetes, cafés e sucos a pizzas, hambúrgueres e alimentos de baixas calorias.