A Bahia consolidou sua soberania no turismo litorâneo brasileiro / Pexels
Continua depois da publicidade
A Bahia consolidou sua soberania no turismo litorâneo brasileiro ao dominar o ranking de preservação e qualidade ambiental em 2025. Das cinco praias mais bem avaliadas do país pelo prestigiado selo internacional Bandeira Azul, quatro estão localizadas em território baiano, segundo o jornal A Tarde.
Esta certificação, concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE), é o reconhecimento máximo de padrões globais em balneabilidade, segurança, infraestrutura e educação ambiental.
Continua depois da publicidade
No topo da lista, os destinos baianos brilham pela diversidade. Em Camaçari, a Praia de Guarajuba e a Praia da Espera (Itacimirim) mantêm sua tradição de excelência, atraindo turistas que buscam águas cristalinas e serviços de alto padrão.
Já na capital Salvador, o reconhecimento internacional foi para a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, e a Praia de Viração, que se destacam pelo isolamento preservado e cenários de tirar o fôlego.
Continua depois da publicidade
Embora Alagoas lidere o ranking com a Praia do Patacho, a Bahia foi o estado com a maior concentração de locais de excelência no "Top 5". Ao todo, o Brasil teve 50 locais selecionados, mas o desempenho baiano reforça o estado como o destino número um para quem não abre mão de praias limpas e sustentáveis.
Para conquistar a Bandeira Azul, as praias passam por rigorosos testes de qualidade da água e gestão de resíduos, garantindo uma experiência segura para banhistas e para a vida marinha.