Turismo
A lista reúne os lugares e experiências mais recomendados em todos os continentes, e a Liberdade se destaca como o único representante brasileiro na categoria "melhores destinos"
Reduto da maior comunidade japonesa fora do Japão, a Liberdade se destaca por sua forte herança cultural / Pexels
Continua depois da publicidade
O bairro da Liberdade, localizado na região central de São Paulo, foi incluído entre os 25 melhores destinos do mundo para viajar em 2026, segundo o ranking Best in Travel 2026, elaborado pela Lonely Planet.
A lista reúne os lugares e experiências mais recomendados em todos os continentes, e a Liberdade se destaca como o único representante brasileiro na categoria “melhores destinos”.
Continua depois da publicidade
De acordo com a publicação, o bairro encanta por seu “ambiente vibrante e comunidade japonesa acolhedora”. Além disso, também oferece “surpresas em cada esquina” – de arte de rua inspirada em anime e jardins orientais até restaurantes que servem “o melhor ramen fora de Tóquio”.
Aproveite e veja também: Melhor rota de vinho do país une turismo de aventura e gastronomia em um só destino
Continua depois da publicidade
Reduto da maior comunidade japonesa fora do Japão, a Liberdade se destaca por sua forte herança cultural, com ruas decoradas com lanternas e portais típicos, além de abrigar uma grande variedade de restaurantes, mercados, lojas de produtos orientais, eventos culturais e suas famosas feirinhas aos finais de semana.
Para além de tudo isto, os turistas podem visitar também o Museu Histórico da Imigração Japonesa e a Capela Nossa Senhora dos Aflitos.
“São Paulo é um estado plural e tem na sua capital este DNA que reúne de experiências gastronômicas, culturais e históricas. A Liberdade é um patrimônio não apenas de São Paulo, mas de todos os brasileiros e dos japoneses que chegaram há mais de cem anos e contribuíram para o desenvolvimento desta capital pujante”, diz o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.
Continua depois da publicidade
A imigração dos japoneses para o Brasil começou em 1908, com a chegada do navio Kasato Maru no porto de Santos. O início da caracterização da Liberdade como bairro típico do país oriental se deu no ano de 1912, quando os primeiros visitantes começaram a se fixar na Rua Conde de Sarzedas.
Segundo estimativas, existem cerca de 2,7 milhões de japoneses e descendentes ao redor de todo o país, sendo 1,3 milhão apenas no estado de São Paulo.
Quer conhecer mais deste emblemático distrito japonês? O Vai de Roteiro, iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, oferece diversas opções de passeios guiados gratuitos, em importantes pontos turísticos da cidade, entre eles a Liberdade. Clique aqui para agendar seu passeio guiado pela Liberdade.
Continua depois da publicidade