Turismo
Construído no século XVI na Bahia, Castelo Garcia D'Ávila preserva história da colonização portuguesa com masmorras, túneis e tecnologia de vídeo mapping
Conheça o único castelo medieval das Américas, localizado no Brasil / divulgação
Continua depois da publicidade
Já imaginou conhecer um castelo medieval com arquitetura original? Isso é possível, pois o único castelo medieval das Américas está localizado no Brasil. Um tesouro histórico preservado, o Castelo Garcia D'Ávila, fica na Praia do Forte, Bahia, com sua imponente edificação construída no século XVI.
O monumento se tornou um ponto turístico importante e representa um marco da colonização portuguesa. No alto da Colina de Tatuapara, é possível admirar esta relíquia histórica.
Continua depois da publicidade
Segundo pesquisas, a construção do castelo ocorreu entre 1551 e 1624, originalmente como fortificação estratégica para proteger o litoral norte da Bahia de invasões estrangeiras, especialmente holandesas e francesas.
Com o tempo, tornou-se sede de um dos maiores latifúndios da história brasileira, administrado pela família Garcia D'Ávila, uma das mais influentes do Nordeste colonial.
Continua depois da publicidade
Em 1937, o castelo foi tombado pelo Iphan, tornando-se monumento protegido. Além da arquitetura singular, abriga o Parque Histórico e Cultural Garcia D'Ávila, um complexo com exposições e áreas de visitação ao ar livre.
Os visitantes podem explorar antigas masmorras, caminhar por túneis e espaços subterrâneos que revelam parte significativa da história do Brasil Colônia.
A vista para o mar é impressionante, com ruínas que contam histórias seculares, veja no vídeo abaixo. Recentemente restaurado, o parque ganhou um museu interativo que utiliza tecnologia audiovisual e projeções em vídeo mapping para recriar episódios históricos.
Continua depois da publicidade
Próximo à Vila dos Pescadores da Praia do Forte, o castelo é parada obrigatória para quem busca unir história, cultura e natureza.
O local funciona de quarta a domingo e feriados, das 10h às 16h30, com horários estendidos nos dias de vídeo mapping.
A entrada custa R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), e moradores de Mata de São João e crianças de até cinco anos têm entrada gratuita.