SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Parques estaduais reabrem os portões para os visitantes

Caminhos do Mar, o Parque da Cantareira e o Parque do Jaraguá te esperam - todos seguindo as recomendações sanitárias

Comentar
Compartilhar
02 AGO 2020Por Gazeta de S. Paulo10h30
Essa vista bonita é de cima da Pedra Grande, com 1.010 metros de altitude. Dá para ver uma boa parte da Capital de lá, além de respirar ar puro perto da Mata AtlânticaFoto: Roberto Casimiro/Fotoarena/Folhapress

Por Vanessa Zampronho

Ver o verde faz bem em qualquer ocasião, ainda mais quando se mora em grandes cidades. Mas veio a pandemia, e ficar em casa passou a ser uma recomendação para se resguardar do coronavírus. Aos poucos, as atividades estão voltando, e os parques estaduais também reabriram - claro, tomando os devidos cuidados.

O último que voltou foi o Caminhos do Mar, que integra o Parque Estadual Serra do Mar, e que fica em São Bernardo do Campo. Reaberto no último dia 27, é coberto de história, em particular da Independência do Brasil. Um dos pontos mais visitados é a Calçada do Lorena, considerado o primeiro caminho pavimentado - com pedras retiradas dos rios, é verdade - que ligava o litoral paulista à Capital. Foi por ali que o príncipe D.Pedro I subiu a serra e foi ao rio Ipiranga proclamar a independência do Brasil.

 

Mas o parque tem uma parte da Mata Atlântica que chama a atenção, e a descida da serra, com um caminho de 9 km até o litoral, é um exercício para as pernas e um deleite para os olhos. Agora, com a pandemia, há as restrições: abertura das 10h às 16h de segunda à sexta-feira, e as visitas devem ser agendadas com antecedência. Somente estão disponíveis os passeios autoguiados (sem guia), e em grupos de até 60 pessoas por horário.

PARQUE DA CANTAREIRA
Outro parque que já havia reaberto suas atividades é o da Cantareira, na zona norte de São Paulo, e que tem como seu grande atrativo a Pedra Grande, feita de granito com 1.010 m de altura e que, em dias claros e limpos, possibilita uma bela vista da capital, além de respirar ar puro perto da Mata Atlântica.. Para se chegar lá, é ir pela trilha da Pedra Grande. O bosque, com uma bela área verde, ajuda a dar aquela descansada depois de tanta caminhada, além de possibilitar um momento de contemplação. O parque abre com capacidade de até 800 pessoas por dia, a visitação acontece entre as 10h e às 16h, de segunda à sexta, e a subida até a Pedra é permitida até as 14h.

PARQUE DO JARAGUÁ
Por fim, o parque do Jaraguá, na zona oeste de São Paulo, que tem o pico de mesmo nome, com 1.134 m de altura, facilmente identificável pelas altas torres de TV que ficam no seu topo. Tem também um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica, e pelas suas trilhas é possível encontrar ipês, paineiras, palmitos-juçara, macacos-prego, tucanos-do-bico-verde, bichos-preguiça e pica-paus. As famosas trilhas dentro do parque e o passeio ao pico do Jaraguá estão abertas a, no máximo, 1.700 pessoas por dia, e as visitas têm que ser agendadas com um dia de antecedência. A entrada do Caminhos do Mar é R$ 32 (inteira), o do Cantareira, R$ 16, e o do Jaraguá é gratuito. Veja os horários de funcionamento. Há medição de temperatura na entrada, álcool gel em toda a parte, os visitantes devem levar suas garrafas d'água e usar máscaras o tempo todo, além de evitar aglomerações e respeitar a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas.