Premiação aconteceu em Paris / Fernando Tatagiba/ICMBio
Continua depois da publicidade
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado no norte de Minas Gerais, foi o único representante brasileiro incluído na nova lista de Patrimônios Mundiais da Unesco.
A relação conta com 26 locais de todo o planeta e foi divulgada oficialmente no último domingo (13). Ela reúne diversas maravilhas naturais, sítios arqueológicos, centros históricos e monumentos de grande importância para a humanidade.
Continua depois da publicidade
Além da beleza acima da média, o reconhecimento leva em conta a relevância histórica, cultural ou ambiental dos locais. A Unesco classifica os patrimônios em três categorias: cultural, natural e misto.
Os patrimônios culturais são obras e sítios criados pelo ser humano; os naturais, por sua vez, não sofrem interferência humana significativa; já os mistos combinam características dos dois primeiros.
Continua depois da publicidade
Além do Brasil, outros países também foram contemplados com a honraria, como Vietnã e Coreia do Norte.
Sítios Memoriais do Camboja, Antigo Khuttal (Tajiquistão), Montanhas Mandara (Camarões), Faya Paleolandscape (Emirados Árabes Unidos), Parque Florestal de Selangor (Malásia), Sardenha pré-histórica (Itália).
Somado a eles, as Paisagens militares Maratha (Índia), Megálitos de Carnac (França), Centros palacianos minoicos (Grécia), Monte Mulanje (Malawi), Murujuga (Austrália) e Riacho Bangucheon (Coreia do Sul) também estão na lista.
Continua depois da publicidade
Por fim, o Vale de Khorramabad (Irã), Caverna Shulgan-Tash (Rússia), Sardes e Bin Tepe (Turquia), Port Royal (Jamaica), Rota Transístmica (Panamá), Palácios de Ludwig II (Alemanha), Rota Wixárika (México), Túmulos Xixia (China) e Yen Tu–Kiep Bac (Vietnã) terminam a relação.
Arquipélago dos Bijagós (Guiné-Bissau), Complexo Gola-Tiwai (Serra Leoa), Møns Klint (Dinamarca), Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (Brasil) e Monte Kumgang (Coreia do Norte).
Localizado no norte do estado de Minas Gerais, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é conhecido por seus cânions de até 200 metros de profundidade, mais de 250 cavernas e pinturas rupestres com mais de 12 mil anos.
Continua depois da publicidade
Sua paisagem é única, unindo formações rochosas impressionantes com os biomas da Caatinga e da Mata Atlântica.
Veja também que um Parque brasileiro prepara atração de R$ 20 milhões e promete impactar o público