SÃO FRANCISCO DO SUL (SC). Fica perto de Joinville, no litoral catarinense, e uma de suas construções, o Forte Marechal Luz, tem uma vista privilegiada da orla / Zanone Fraissat/Folhapress
Continua depois da publicidade
Os 520 anos do Brasil podem ser contados de várias formas, como registros históricos, fotos e pinturas. Mas há cidades com casas, fortes, igrejas e edificações antigas que também contam muita história.
Continua depois da publicidade
Algumas delas são bastante conhecidas, como Ouro Preto (MG), Salvador (BA), Porto Seguro (BA) e Paraty (RJ). Mas há no Brasil municípios menos badalados, mas com construções históricas igualmente importantes.
Uma dessas cidades é Alcântara, no Maranhão. É perto da capital, São Luís, e ficou conhecida por abrigar o Centro de Lançamento de Foguetes, uma estrutura preparada para lançar foguetes e satélites ao espaço. Mas a história chama a atenção, com sobrados portugueses e as ruas de pedra. Igrejas de estilo colonial também fazem parte da paisagem. Perto de lá, a ilha do Cajual, guarda fósseis de eras muito antigas.
Continua depois da publicidade
Em Sergipe, a cidade de Laranjeiras, bem perto da capital, Aracaju, tem tantas construções históricas que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Há casas em estilo português do século 17, igrejas que antes eram residências dos padres jesuítas, grutas e museus. A Capela Sant'Anninha é um dos destaques: com peças em ouro maciço, é uma das mais ricas do Nordeste.
Em Santa Catarina, São Francisco do Sul é a cidade mais antiga do estado, fundada em 1504, e várias de suas construções históricas ficam no centro. Fica bem perto de Joinville, e foi colonizada por portugueses, espanhóis e açorianos. Tem o Forte Marechal Luz, que entrega uma bela paisagem do litoral catarinense, casas preservadas de imigrantes alemães que fizeram história na cidade, igrejas e o Museu Histórico, que fica em uma das edificações mais antigas de São Francisco do Sul.
No centro-oeste, em Pirenópolis, Goiás, uma das primeiras cidades goianas, também é tombada pelo Patrimônio Histórico, pelo seu conjunto de construções, casas, igrejas e estruturas da época colonial. Mas Pirenópolis não é só história: por estar em uma região de serra, possui muitas cachoeiras, o que torna a cidade atrativa para o turismo de aventura e o ecoturismo.
Continua depois da publicidade