Para onde ir no Réveillon: confira opções de destino

A pandemia mudou as festas de final de ano; veja lugares onde os festejos vão ser diferentes

Comentar
Compartilhar
15 NOV 2020Por Gazeta de S. Paulo10h10
RIO DE JANEIRO: Os fogos em Copacabana vão acontecer, mas sem público, e com transmissão pela internet. A CVC tem um pacote de 4 dias e 3 noites, saindo no dia 30/12, com direito a hospedagem e café da manhãFoto: Ricardo Borges/Folhapress

Por Vanessa Zampronho

Já estamos na metade de novembro e, em outros tempos, as viagens de Natal e Ano Novo já estariam reservadas ainda em setembro. Mas veio a pandemia, muitos setores ficaram paralisados, a população deixou de circular e os pontos turísticos ficaram vazios. Aos poucos, as coisas estão voltando à atividade, e o turismo também - e com força.

Assim, para quem pretende passar a virada do ano fora de casa, é muito importante garantir seu lugar em hotéis e pousadas. A reportagem da Gazeta consultou as agências CVC e Submarino Viagens, para elaborar um guia dos destinos a serem visitados na virada.

Uma das cidades mais lembradas e visitadas no Réveillon é o Rio de Janeiro, e a queima de fogos da praia de Copacabana é a primeira imagem que vem à cabeça. Mas, por conta da pandemia, a festa não vai ser igual à dos anos anteriores. O público, que chega à casa de 3 milhões de pessoas, desta vez não poderá estar presente, para evitar aglomerações. Os fogos continuam lá, e com transmissão ao vivo pelo Youtube. Os hotéis, por outro lado, mantiveram a sua programação, mas com os cuidados necessários dos tempos de pandemia, com menos pessoas e distanciamento social.

 
  • RIO DE JANEIRO: Os fogos em Copacabana vão acontecer, mas sem público, e com transmissão pela internet.
  • PORTO SEGURO. A praia do Espelho (foto) é uma das atrações da cidade baiana.
  • MACEIÓ. A praia do Francês (foto) é um dos grandes chamarizes para conhecer a capital alagoana.
  • GRAMADO. A cidade gaúcha vai estar ainda com a decoração do Natal Luz que, por conta da pandemia, terá somente a decoração das ruas e prédios com muitas luzes e cores, espetáculos de teatro e desfiles não acontecerão.

Outro destino bastante badalado durante o ano é Porto Seguro (BA). As praias que, junto com os monumentos históricos (afinal, foi o primeiro local a ser conhecido pelos portugueses que aqui chegaram em 1500), reúne milhares de turistas anualmente. Neste ano, embora com fluxo menor de pessoas, a festa da virada está garantida na rede hoteleira da cidade.

Ainda no Nordeste, a capital de Alagoas, Maceió, promete manter uma tradição: a festa Celebration que, em outros anos, reunia milhares de pessoas, desta vez, será feita de um jeito diferente. Áreas privativas, com número limitado de pessoas, serão disponibilizadas na praia, que terá um palco 360 graus, para que todos possam ver as atrações. Mas a rede hoteleira também tem uma programação especial para a data.

Gramado (RS) já tem sua festa tradicional, o Natal Luz que, neste ano, contará apenas com a decoração natalina. Como essa decoração é desmontada somente em janeiro, ainda será possível andar pela cidade e apreciar os detalhes desta data especial - além, claro, das festas organizadas pelos hotéis de forma especial.