A linha também foi construída pela São Paulo Railway / Imagem: Prefeitura de Guararema
Continua depois da publicidade
Como dizia Catulo da Paixão: "o trem não passa, o que passa é a vida". Em Guararema, a 1h30 de São Paulo, essa experiência ganha vida em um passeio que combina história, gastronomia e paisagens deslumbrantes.
O trem turístico opera em uma estação de 1876 restaurada e oferece um verdadeiro mergulho no passado. Com vagões temáticos e serviço de bordo completo, a viagem de 2h30 até a vila Luís Carlos é o principal atrativo da região.
Continua depois da publicidade
O passeio começa na estação ferroviária de Guararema, onde os passageiros embarcam em vagões decorados nos estilo anos 1960. A experiência em um dos passeios, chamado de “Carro Restaurante”, inclui serviço de bordo com quitutes regionais, bebidas especiais e um almoço completo durante o retorno.
Destaque para os biscoitinhos de nata, queijos caseiros e drinks especiais servidos durante o trajeto. Na volta, os turistas saboreiam panelinha de charcutaria acompanhada de vinho, tudo incluído no valor do passeio.
Continua depois da publicidade
Veja também: viagem de trem mais bonita do mundo 'flutua' sobre a Serra do Mar por abismos e cachoeira.
O destino final é a estação Luís Carlos, construída em 1914 e tombada como patrimônio histórico. A vila ao redor mantém arquitetura original dos imigrantes que trabalhavam nas lavouras, criando uma atmosfera única.
Restaurantes charmosos e uma igreja centenária completam o cenário que já serviu de locação para novelas. A estação foi completamente restaurada em 2014, preservando cada detalhe desse pedaço da história paulista.
Continua depois da publicidade
E quando o assunto é turismo, esse outro passeio de trem se destaca pelo ar charmoso e percorre 27 cidades, com uma beleza emocionante.
Chegue cedo para explorar a estação de Guararema antes da partida. Leve câmera fotográfica para registrar os detalhes arquitetônicos e as paisagens durante o trajeto. O passeio é ideal para casais e famílias.
Como a maioria das atrações fica concentrada, é possível conhecer tudo em um bate-e-volta. Mas muitos visitantes preferem passar o fim de semana para explorar com calma cada cantinho dessa joia histórica.
Continua depois da publicidade
Mais informações em www.tremdeguararema.com.br ou no vídeo que o canal Kadu Siqueira postou no You Tube: