X

Turismo

Infraestrutura na Riviera de São Lourenço une conforto e segurança

Empreendimento em Bertioga, no Litoral Norte de São Paulo, oferece infraestrutura adequada e harmoniza vida de qualidade com preservação da natureza

Da Reportagem

Publicado em 11/05/2022 às 14:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Plano urbanístico da Riviera foi concebido preservando um grande percentual de seu espaço para áreas verdes / Divulgação

O bairro Riviera de São Lourenço foi idealizado pela Sobloco Construtora na década de 80. Ao longo de quase 40 anos, virou referência no desenvolvimento e planejamento urbano no País, sendo largamente reconhecido pela sua organização, gestão ambiental e um excelente sistema de segurança, em auxílio aos poderes públicos competentes.

Conhecida por sua praia limpa e paisagem paradisíaca, a Riviera está cercada de empreendimentos comerciais espalhados por todo o bairro, como supermercados, farmácias, shoppings e restaurantes. Assim, há toda uma infraestrutura de abastecimento e serviços para suprir as necessidades dos moradores e visitantes.

Política Ambiental 

O bairro planejado foi o primeiro projeto de desenvolvimento urbano do Brasil a obter, em 2000, a certificação ISO 14001 para seu Sistema de Gestão Ambiental. O certificado International Organization for Standardization (ISO) utiliza ferramentas reconhecidas internacionalmente para avaliar se o empreendimento está conseguindo unir seus interesses econômicos em conformidade com altos padrões de proteção à natureza.

O certificado obtido pela Riviera, expedido pela ABS Quality Evaluations, vem se renovando periodicamente desde 2000, tendo sua última revalidação em dezembro de 2021. Para conceder a certificação, a equipe técnica da ABS analisa todas as atividades da gestão e manutenção do empreendimento realizadas pela Sobloco e Associação dos Amigos da Riviera, que devem seguir estritamente os padrões estabelecidos pelo ISO 14001: respeitar a legislação, combater a poluição e buscar a melhoria constante.

Sistema de água e Esgoto  

Acompanhando as evoluções, o empreendimento conta com um sistema completo de saneamento, executado com investimento privado e operacionalizado e mantido pela Associação dos Amigos da Riviera. O cuidado com o Ciclo das Águas começa na sua captação, na cabeceira do rio Itapanhaú.

A água é levada à estação de tratamento e, então, é distribuída para todos os imóveis do bairro. Após ser utilizada, é direcionada para um sistema de tratamento de esgoto exclusivo do empreendimento, desenvolvido e implantado pela Sobloco em parceria com o Massachusssetts Institute of Technology (MIT / EUA).

A estação garante o tratamento de 100% de todo esgoto gerado no bairro. Após ser desinfetado, o efluente é devolvido ao mesmo rio, em excelentes condições, garantindo assim a total ausência de poluição do rio e do mar.

Gestão de resíduos 

O empreendimento conta, também, com um programa único de gestão de resíduos, que coleta média de 22 toneladas por mês de materiais recicláveis. Após a coleta, os resíduos passam por triagem, para então serem enviados corretamente a empresas recicladoras ou destinos certificados. A renda obtida é revertida para os projetos sociais da Fundação 10 de Agosto, entidade sem fins lucrativos que proporciona cultura e educação à população de Bertioga, em seus vários cursos gratuitos. Em 29 anos de atividades, a instituição já atendeu mais de 20 mil pessoas.

Preservação das áreas verdes 

O Plano urbanístico da Riviera foi concebido preservando um grande percentual de seu espaço para áreas verdes. Assim, mais de 2,5 milhões de metros quadrados, cerca de um terço de seu território, foram destinados para áreas verdes e institucionais, garantindo assim um ambiente urbano de excelente qualidade e a manutenção de uma convivência saudável com a fauna local. Um amplo programa de manejo de fauna e flora foi implantado para as áreas urbanizadas, garantindo a manutenção da memória botânica local e a preservação da fauna silvestre.

Educação e Sustentabilidade  

A Riviera de São Lourenço, com o apoio da Sobloco, mantém diversos projetos de cunho social na comunidade de Bertioga. O Programa Clorofila de Educação Ambiental, com 30 anos de atividades ininterruptas nas escolas públicas e privadas da cidade, destaca-se pela diversidade de suas frentes de trabalho, que compreendem a produção e manejo de hortas nas escolas, culinária saudável, cursos para jovens, plantios, oficinas de reciclagem e o Prêmio Atitude Ambiental, de periodicidade anual.

A proposta é que o professor seja o grande agente disseminador de novos conceitos de sustentabilidade para o público-alvo das atividades. Ao longo de sua trajetória, o programa impactou diretamente mais de 25 mil alunos e indiretamente, suas famílias e comunidade.

Mobilidade Urbana 

A Riviera prioriza o uso de bicicletas e o pedestrianismo. O bairro possui mais de sete quilômetros de ciclovias, além de 14 mil metros de calçadas largas, além de um sistema de bicicletas compartilhadas mantido pela Sobloco e Associação dos Amigos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Frente fria vai romper onda de calor e chega no Litoral de SP no dia 14

Segundo a previsão do tempo, nesta quarta-feira (8), os termômetros vão a chegar 35° e a sensação pode chegar a 41°

Diário Mais

Conheça 10 cidades onde você pode viver com até R$ 7.700 pelo mundo

O relatório também considerou amenidades como o acesso à internet de alta velocidade e oportunidades de networking

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter