X
Turismo

Infraestrutura na Riviera de São Lourenço une conforto e segurança

Empreendimento em Bertioga, no Litoral Norte de São Paulo, oferece infraestrutura adequada e harmoniza vida de qualidade com preservação da natureza

Plano urbanístico da Riviera foi concebido preservando um grande percentual de seu espaço para áreas verdes / Divulgação

O bairro Riviera de São Lourenço foi idealizado pela Sobloco Construtora na década de 80. Ao longo de quase 40 anos, virou referência no desenvolvimento e planejamento urbano no País, sendo largamente reconhecido pela sua organização, gestão ambiental e um excelente sistema de segurança, em auxílio aos poderes públicos competentes.

Conhecida por sua praia limpa e paisagem paradisíaca, a Riviera está cercada de empreendimentos comerciais espalhados por todo o bairro, como supermercados, farmácias, shoppings e restaurantes. Assim, há toda uma infraestrutura de abastecimento e serviços para suprir as necessidades dos moradores e visitantes.

Política Ambiental 

O bairro planejado foi o primeiro projeto de desenvolvimento urbano do Brasil a obter, em 2000, a certificação ISO 14001 para seu Sistema de Gestão Ambiental. O certificado International Organization for Standardization (ISO) utiliza ferramentas reconhecidas internacionalmente para avaliar se o empreendimento está conseguindo unir seus interesses econômicos em conformidade com altos padrões de proteção à natureza.

O certificado obtido pela Riviera, expedido pela ABS Quality Evaluations, vem se renovando periodicamente desde 2000, tendo sua última revalidação em dezembro de 2021. Para conceder a certificação, a equipe técnica da ABS analisa todas as atividades da gestão e manutenção do empreendimento realizadas pela Sobloco e Associação dos Amigos da Riviera, que devem seguir estritamente os padrões estabelecidos pelo ISO 14001: respeitar a legislação, combater a poluição e buscar a melhoria constante.

Sistema de água e Esgoto  

Acompanhando as evoluções, o empreendimento conta com um sistema completo de saneamento, executado com investimento privado e operacionalizado e mantido pela Associação dos Amigos da Riviera. O cuidado com o Ciclo das Águas começa na sua captação, na cabeceira do rio Itapanhaú.

A água é levada à estação de tratamento e, então, é distribuída para todos os imóveis do bairro. Após ser utilizada, é direcionada para um sistema de tratamento de esgoto exclusivo do empreendimento, desenvolvido e implantado pela Sobloco em parceria com o Massachusssetts Institute of Technology (MIT / EUA).

A estação garante o tratamento de 100% de todo esgoto gerado no bairro. Após ser desinfetado, o efluente é devolvido ao mesmo rio, em excelentes condições, garantindo assim a total ausência de poluição do rio e do mar.

Gestão de resíduos 

O empreendimento conta, também, com um programa único de gestão de resíduos, que coleta média de 22 toneladas por mês de materiais recicláveis. Após a coleta, os resíduos passam por triagem, para então serem enviados corretamente a empresas recicladoras ou destinos certificados. A renda obtida é revertida para os projetos sociais da Fundação 10 de Agosto, entidade sem fins lucrativos que proporciona cultura e educação à população de Bertioga, em seus vários cursos gratuitos. Em 29 anos de atividades, a instituição já atendeu mais de 20 mil pessoas.

Preservação das áreas verdes 

O Plano urbanístico da Riviera foi concebido preservando um grande percentual de seu espaço para áreas verdes. Assim, mais de 2,5 milhões de metros quadrados, cerca de um terço de seu território, foram destinados para áreas verdes e institucionais, garantindo assim um ambiente urbano de excelente qualidade e a manutenção de uma convivência saudável com a fauna local. Um amplo programa de manejo de fauna e flora foi implantado para as áreas urbanizadas, garantindo a manutenção da memória botânica local e a preservação da fauna silvestre.

Educação e Sustentabilidade  

A Riviera de São Lourenço, com o apoio da Sobloco, mantém diversos projetos de cunho social na comunidade de Bertioga. O Programa Clorofila de Educação Ambiental, com 30 anos de atividades ininterruptas nas escolas públicas e privadas da cidade, destaca-se pela diversidade de suas frentes de trabalho, que compreendem a produção e manejo de hortas nas escolas, culinária saudável, cursos para jovens, plantios, oficinas de reciclagem e o Prêmio Atitude Ambiental, de periodicidade anual.

A proposta é que o professor seja o grande agente disseminador de novos conceitos de sustentabilidade para o público-alvo das atividades. Ao longo de sua trajetória, o programa impactou diretamente mais de 25 mil alunos e indiretamente, suas famílias e comunidade.

Mobilidade Urbana 

A Riviera prioriza o uso de bicicletas e o pedestrianismo. O bairro possui mais de sete quilômetros de ciclovias, além de 14 mil metros de calçadas largas, além de um sistema de bicicletas compartilhadas mantido pela Sobloco e Associação dos Amigos.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

OPORTUNIDADE

Novo concurso público é aberto em Santos; veja detalhes

O processo seletivo também procura profissionais atuantes que venham a ocupar sete funções diferentes

INICIATIVA

Projeto quer buscar soluções para saneamento básico na Baixada

O acesso ao saneamento básico no país tende a ser mais precário em regiões não urbanizadas, ou irregulares dentro ou fora de áreas urbanizadas

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software