Ilha Grande, em Angra dos Reis, é famosa por suas águas cristalinas e trilhas que atraem milhares de turistas todos os anos. / Prefeitura de Ilha Grande/Edmar Tavares
Continua depois da publicidade
Ilha Grande, em Angra dos Reis, é famosa por suas águas cristalinas e trilhas que atraem milhares de turistas todos os anos.
Mas, por trás das praias que estampam cartões-postais, a sexta maior ilha marítima do Brasil carrega histórias de cárcere, lazaretos e um passado marcado pelo abandono.
Continua depois da publicidade
Com pouco mais de 3 mil habitantes, a Vila do Abraão é a porta de entrada para esse encontro entre sonho tropical e memórias duras.
Apesar do clima de vilarejo, o Abraão funciona como uma cidade, oferecendo restaurantes, pousadas e agências de passeio para os visitantes que chegam pelo cais, principal ponto de desembarque das barcas vindas de Angra dos Reis e Mangaratiba.
Continua depois da publicidade
No século XIX, o povoamento da enseada ganhou força com a instalação de um lazareto (1884–1887), destinado à triagem sanitária de imigrantes. Décadas depois, o local foi adaptado para funcionar como o Instituto Penal Cândido Mendes, um complexo penal que marcou a história nacional até sua desativação em 1994.
Cidade brasileira é referência nacional com qualidade de vida à altura de Londres
Entre os presos estiveram nomes como Graciliano Ramos, que relatou suas experiências em Memórias do Cárcere, além de presos políticos e outras figuras importantes da história social e criminal do país.
Continua depois da publicidade
Hoje, parte dessas ruínas abriga o Museu do Cárcere, em Dois Rios, onde documentos e relatos ajudam a contar essa história.
Ilha Grande oferece uma variedade de experiências para quem visita:
Esse equilíbrio entre beleza natural e peso histórico faz da ilha um destino singular.
Continua depois da publicidade
O acesso até Angra dos Reis ou Mangaratiba pode ser feito de carro ou ônibus, com viagem de cerca de 2h40 a 3h para percorrer os 130 km. De lá, barcas e lanchas fazem a travessia diária para Ilha Grande, com preços que variam de R$ 20 a R$ 100, dependendo do tipo de embarcação. Dentro da ilha, os deslocamentos são feitos a pé, por trilhas ou de barco.