O municipio é conhecido por suas casas coloridas e arquitetura que mantém o estilo clássico / Reprodução/Vale Net
Continua depois da publicidade
O Brasil é conhecido, em grande parte, pelo seu clima tropical, principalmente pelo calor das praias e mares cristalinos de algumas regiões. Só que uma cidade, em específico, consegue quebrar esse padrão e possui uma temperatura bastante diferente do habitual.
Localizada em Minas Gerais, o vilarejo de Lavras Novas, que é distrito do município brasileiro de Ouro Preto, é conhecido por manter uma temperatura fresca para os seus 2 mil habitantes durante todo o ano.
Continua depois da publicidade
Curiosamente, no mesmo estado, a cidade de Araçuaí, localizada no Vale do Jequitinhonha se tornou o município com a maior temperatura já registrada em todo o Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o local atingiu 44,8°C.
Fundado no começo do século XVII, em meio ao ciclo do ouro e das minas recém-descobertas na época, o vilarejo recebeu o nome de Novas Lavras.
Continua depois da publicidade
Sua arquitetura colonial faz do local um dos pontos principais para os turistas que procuram atividades de ecoturismo.
Por isso, é bastante comum se deparar com ruas de pedra, casas coloridas e igrejas centenárias.
A região também conta com as famosas trilhas para a Cachoeira dos Namorados, o Mirante da Pedra e o Parque Estadual do Itacolomi.
Continua depois da publicidade
Além disso, o local consegue preservar boa parte de sua vegetação original. Inclusive, o Diário chegou a citar cinco espécies que conseguem florescer no inverno.
Se durante algumas épocas do ano o país sofre com o forte calor, os habitantes de Lavras Novas não sentem nem um pouco disso, já que a cidade está localizada entre aproximadamente 1.200 e 1.500 metros acima do nível do mar.
As temperaturas na região raramente ultrapassam os 20 °C, o que faz o vilarejo ter noites frias e dias de clima gelado.
Continua depois da publicidade
Por conta desse detalhe, o município conta com a maior tirolesa do país, que é muito popular entre os turistas.
Partindo de carro da Grande São Paulo, a distância estimada é entre 620 e 630 km, com tempo médio de cerca de 9 horas, dependendo do trânsito e do trajeto.
Ao sair de São Paulo, pegue as estradas federais/autovias em direção a Minas Gerais, preferencialmente pela via BR-381. Depois, siga até Ouro Preto e, de lá, para Lavras Novas, uma estrada de poucos quilômetros.
Continua depois da publicidade