Turismo
A 1º edição da revista é fruto de parceria com a Prefeitura cubatense, via Secretaria Municipal de Turismo, cujo editorial redefine o conceito de turismo cultural da cidade
Lançamento foi tratado como um orgulho / Divulgação
Continua depois da publicidade
“Esta é uma manhã especial e de grande alegria para Cubatão. Se o desafio era apresentar ao Brasil o resgate cultural e turístico da cidade, mostrando que ela vai muito além de seu perfil industrial, esse objetivo foi plenamente alcançado. A cidade que projetamos para o futuro se constrói por meio de parcerias como esta. Cubatão é formada por um povo resiliente, de um município que tem muitas belezas a revelar. A revista consegue traduzir um pouco de tudo isso. Hoje, somos referência em recuperação ambiental, cultural e turística. Cubatão pode celebrar sua história industrial sem deixar de valorizar as riquezas de suas paisagens naturais”, afirmou o prefeito César Nascimento durante o lançamento da revista Raízes & Rotas, que dedica um espaço especial ao município, reunindo capítulos marcantes de sua trajetória e destacando seus principais atrativos turísticos.
Continua depois da publicidade
Um povo resiliente de um município que tem muita coisa bela para mostrar. E a revista traz um pouco de tudo nesse sentido. Passamos a ser exemplo de recuperação ambiental, cultural e turístico.
Aproveite e veja também: Destino do litoral brasileiro promete impactar o turismo com transformação histórica
Continua depois da publicidade
Cubatão pode celebrar sua história industrial sem apagar as belezas de suas paisagens naturais”, resumiu o prefeito César Nascimento ao participar do lançamento da revista ‘Raízes & Rotas’ que celebra a presença de Cubatão em suas páginas com um viés recheado de capítulos marcantes da história e dos principais pontos turísticos.
Oependências da Casa lançamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (18), nas d de Pedra, no Parque ‘Caminhos do Mar’. O ato foi prestigiado por diversas autoridades locais e da região. A 1º edição da revista é fruto de parceria com a Prefeitura cubatense, via Secretaria Municipal de Turismo, cujo editorial redefine o conceito de turismo cultural da cidade.
Continua depois da publicidade
“Nós da Setur nos debruçamos sobre esse projeto. A ideia agora é colocar Cubatão em outro patamar, uma cidade que refina o Turismo e que o enxerga como potencial econômico da cidade”, enfatizou o secretário de Turismo cubatense.
A publicação inovadora propõe um novo olhar sobre o turismo cultural, unindo patrimônio histórico, natureza, arte, gastronomia e experiências imersivas. Mais do que uma revista, Raízes & Rotas se apresenta como uma experiência editorial, convidando o leitor a sentir, viver e a aprender com os territórios retratados.
Com forte apelo visual e narrativas sensíveis, a publicação valoriza as histórias locais, com tradições, saberes e paisagens, promovendo conexões autênticas entre Cubatão, munícipes e visitantes.
Continua depois da publicidade
A tiragem inicial, segundo a editora-chefe, é de dois mil exemplares com distribuição gratuita. Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, em breve, a revista também estará disponível no site oficial da Prefeitura de Cubatão para que todos tenham acesso.
“A nossa ideia ao desenvolver este projeto foi apontar um olhar diferenciado sobre Cubatão para as pessoas, para que elas conheçam e passem adiante as belezas dessa cidade. E essa parceria com a Setur foi primordial para que a revista se tornasse realidade”, disse Sérgio França Coelho, diretor-executivo da revista. Sérgio é também presidente do Fórum Brasil de Turismo Cultural, uma entidade que discute políticas públicas e privadas sobre patrimônio cultural e imaterial no Brasil inteiro, já tendo promovido encontros do tipo em Olinda (PE), Porto Alegre (RS) e em Santos (SP).
Segundo a Secretaria de Turismo, o lançamento no alto do Parque Caminhos do Mar reforça a proposta da revista em dialogar com espaços que simbolizam memória, preservação ambiental e identidade cultural. A escolha evidencia a integração entre turismo responsável, patrimônio natural e histórico, pilares centrais do projeto editorial. A publicação conta com colunas temáticas que abordam desde turismo de experiência e aventura cultural, gastronomia, patrimônios históricos, arte e cultura visual, música e tradições sonoras, até turismo sustentável e ecológico, além de uma agenda dedicada a festivais e eventos culturais.
Continua depois da publicidade
O seu time de colaboradores reúne especialistas reconhecidos nas áreas de turismo, cultura, arquitetura, patrimônio, música, artes visuais e jornalismo cultural, fortalecendo o compromisso da revista com informação qualificada, curadoria cuidadosa e valorização dos territórios brasileiros. O evento de lançamento marca o início da circulação da Revista Raízes & Rotas, que nasce com o propósito de inspirar viagens mais conscientes, promover o turismo cultural e contribuir para o fortalecimento das identidades locais.
A editora-chefe da revista, Elizangela Nobre Bafini, fez questão de destacar a participação de profissionais de Cubatão no conteúdo do material, como fotos, textos, artigos e informações que embasaram o trabalho editorial da revista. Ela citou os fotógrafos Renato Atalaia, Ed Santana, Julimar Gomes e outras participações que formaram as ‘Vozes da Cidade’. “Nada melhor que iniciar um projeto em que pudéssemos lançar uma revista que tivesse a cara do município. E a cidade que melhor se enquadrava neste quesito foi Cubatão, e aí está a prova, mostrando as suas raízes, suas belezas naturais, os espaços e as pessoas que dela fazem ou fizeram parte”.
Também deixaram a sua mensagem o vereador José Elan dos Santos ‘Batoré’, atual presidente da Comissão de Turismo na Casa de Leis cubatense; Thiago Papa, secretário de Turismo de Santos; Renato Silvestre, superintendente da Unipar; Welington Borges, representante do Instituto Afonso Schmidt; Simone Lopes, Presidente do Fundo Social de Cubatão (FSS), além de representantes das Secretarias de Comunicação Social, Cultura, Habitação, CMT, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar.
Continua depois da publicidade