Turismo
Formado por um complexo sistema de domos de lava, crateras e fluxos solidificados, o vulcão é considerado adormecido, sem registros de erupções recentes
Com 6.893 metros de altitude, o Ojos del Salado é oficialmente o vulcão mais alto do mundo, e uma das formações geográficas mais impressionantes da América do Sul. / Pexels/Mateusz Walendzik
Continua depois da publicidade
Com 6.893 metros de altitude, o Ojos del Salado é oficialmente o vulcão mais alto do mundo, e uma das formações geográficas mais impressionantes da América do Sul. Localizado na fronteira entre o Chile e a Argentina, ele ocupa também o posto de segundo pico mais alto dos Andes, atrás apenas do Aconcágua.
Apesar de estar em uma das regiões mais áridas do planeta, o Ojos del Salado surpreende com neve sazonal em seu topo e até mesmo um pequeno lago entre 6.480 e 6.500 metros de altitude, considerado o lago mais alto do mundo.
Continua depois da publicidade
Ao contrário de muitas montanhas de grande altitude, o Ojos del Salado pode ser acessado por rodovia. Uma estrada internacional conecta o Chile à Argentina e chega até uma área próxima da base da montanha, facilitando o turismo de aventura e expedições de alta montanha.
Formado por um complexo sistema de domos de lava, crateras e fluxos solidificados, o vulcão é considerado adormecido, sem registros de erupções recentes. Sua localização está inserida na chamada Diagonal Árida da América do Sul, o que justifica o clima seco e a ausência de geleiras permanentes.
Continua depois da publicidade
A primeira ascensão documentada ao cume foi realizada em 1937 por uma equipe polonesa, marcando o início da fama do Ojos del Salado entre alpinistas e geógrafos. Desde então, ele se tornou um símbolo de desafio e beleza extrema, com paisagens que misturam deserto, gelo e altitude.
Durante o século XX, o vulcão chegou a ser centro de um debate geográfico: será que ele ultrapassava o Aconcágua em altura? Estudos posteriores confirmaram que não, mas ainda assim, o Ojos del Salado permanece como uma das maiores e mais curiosas elevações do planeta.