Descubra a cidade que guarda séculos de história e cultura no coração do Nordeste / GLandovsky/Wikimedia Commons
Continua depois da publicidade
A vida cultural ativa de Penedo atrai visitantes de todo o Brasil, com seus festivais, eventos e manifestações religiosas.
Esta é uma cidade que equilibra o turismo de experiência com um profundo respeito pelo passado, estando localizada às margens do imponente Rio São Francisco.
Continua depois da publicidade
c.
Como resultado, o centro histórico, organizado e preservado, carrega as marcas dessa rica trajetória, rendendo-lhe o apelido de "Atenas alagoana".
Continua depois da publicidade
Aproveite e veja também: Praia brasileira 'sofre' fenômeno natural eterno e tem águas geladas até no calor de 40°C
O apelido de "Atenas alagoana" não é por acaso, pois Penedo possui um conjunto urbano admirável. Para quem observa, a cidade está assentada em uma formação rochosa, um rochedo natural que batiza o local.
Continua depois da publicidade
Igrejas, sobrados e edifícios que ajudam a contar a história estão conservados com maestria, sendo todo o conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN.
Consequentemente, a riqueza do cotidiano local, que inclui a arte sacra e os espaços culturais, favorece o grande movimento turístico.
Conhecer a fundo a história de Penedo requer tempo e uma boa dose de observação. O Museu Paço Imperial é um ponto de partida excelente, pois guarda registros da importante passagem de Dom Pedro II, contextualizando a força política da cidade no século 19.
Continua depois da publicidade
Ainda no centro, diversos outros pontos turísticos completam o roteiro. Você pode visitar, por exemplo, a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, o Theatro Sete de Setembro, e o Convento e a Igreja Santa Maria dos Anjos, todos com áreas abertas para visitação.
Penedo apresenta temperaturas elevadas durante boa parte do ano. No entanto, o calor se intensifica bastante durante o verão, especialmente entre os meses de dezembro e março. Esta época é ideal para as atividades ao ar livre e, claro, para os passeios pelo "Velho Chico".
Em janeiro, a cidade se mobiliza para a tradicional procissão fluvial da festa de Bom Jesus dos Navegantes.
Continua depois da publicidade
Por fim, se você prefere o clima cultural, visite em novembro, quando acontece o Circuito Penedo de Cinema, com feiras e exibições.