Turismo

Cidade do litoral de SP intensifica combate a dengue em hotéis e pousadas

A fiscalização passa por 140 meios de hospedagem no verão; 22 locais já tiveram focos eliminados e seguem sob monitoramento sanitário

Giovanna Camiotto

Publicado em 11/12/2025 às 05:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Ao todo, 140 meios de hospedagem serão vistoriados no Guarujá / Divulgação/PMG

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Guarujá deu início, nesta semana, à Operação Check-out, ação especial de combate ao Aedes aegypti focada em hotéis e pousadas, nos locais muito procurados pelos turistas durante o verão. A iniciativa reúne agentes de Combate e Controle às Endemias e fiscais da Vigilância Sanitária, em mais uma frente de atuação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Ao todo, 140 meios de hospedagem serão vistoriados. Desses, 72 já receberam a visita das equipes, que percorrem todos os ambientes em busca de possíveis criadouros do mosquito. A varredura identificou 22 locais com presença do Aedes aegypti; todos os focos foram eliminados com uso de produtos específicos, e os proprietários receberam orientações para evitar novas ocorrências.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mansão de Gugu no Guarujá foi erguida sobre rocha e tem acesso apenas pelo mar

• Mestre em combate à lavagem de dinheiro na Bolívia é assaltado no Guarujá

• Atleta de 11 anos do Guarujá é campeão mundial de Jiu-Jitsu Esportivo

Após a etapa educativa, os agentes comunicam a Vigilância Sanitária, que retorna aos estabelecimentos dentro do prazo estipulado para checar se as recomendações foram cumpridas. Caso haja reincidência e novos focos sejam encontrados, os responsáveis podem ser multados.

A coordenadora técnica de Vigilância em Saúde, Ana Lúcia Gama, ressalta que o impacto da operação é coletivo. “Quando eliminamos focos do Aedes aegypti em um determinado lugar, todo o território ao redor é beneficiado, porque a proliferação fica muito mais difícil”, afirma.

Continua depois da publicidade

Além da força-tarefa nos hotéis e pousadas, o trabalho rotineiro segue em ritmo intenso. As equipes continuam as vistorias em residências, escolas, creches, ferros-velhos, pontos de reciclagem e realizam serviços como instalação de telas em caixas d’água.

Paralelamente, ao longo da semana, agentes de endemias e comunitários percorrem as 20 unidades de saúde do Município, identificando e eliminando possíveis criadouros. Aos fins de semana, cada unidade recebe ainda o reforço de ações de nebulização.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software