Ao todo, 140 meios de hospedagem serão vistoriados no Guarujá / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Guarujá deu início, nesta semana, à Operação Check-out, ação especial de combate ao Aedes aegypti focada em hotéis e pousadas, nos locais muito procurados pelos turistas durante o verão. A iniciativa reúne agentes de Combate e Controle às Endemias e fiscais da Vigilância Sanitária, em mais uma frente de atuação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Ao todo, 140 meios de hospedagem serão vistoriados. Desses, 72 já receberam a visita das equipes, que percorrem todos os ambientes em busca de possíveis criadouros do mosquito. A varredura identificou 22 locais com presença do Aedes aegypti; todos os focos foram eliminados com uso de produtos específicos, e os proprietários receberam orientações para evitar novas ocorrências.
Continua depois da publicidade
Após a etapa educativa, os agentes comunicam a Vigilância Sanitária, que retorna aos estabelecimentos dentro do prazo estipulado para checar se as recomendações foram cumpridas. Caso haja reincidência e novos focos sejam encontrados, os responsáveis podem ser multados.
A coordenadora técnica de Vigilância em Saúde, Ana Lúcia Gama, ressalta que o impacto da operação é coletivo. “Quando eliminamos focos do Aedes aegypti em um determinado lugar, todo o território ao redor é beneficiado, porque a proliferação fica muito mais difícil”, afirma.
Continua depois da publicidade
Além da força-tarefa nos hotéis e pousadas, o trabalho rotineiro segue em ritmo intenso. As equipes continuam as vistorias em residências, escolas, creches, ferros-velhos, pontos de reciclagem e realizam serviços como instalação de telas em caixas d’água.
Paralelamente, ao longo da semana, agentes de endemias e comunitários percorrem as 20 unidades de saúde do Município, identificando e eliminando possíveis criadouros. Aos fins de semana, cada unidade recebe ainda o reforço de ações de nebulização.