Turismo

Cansou de praia? Veja 10 atrações imperdíveis para passear na Baixada Santista

Descubra museus, fortalezas históricas e trilhas na Mata Atlântica, em um roteiro por Santos, Itanhaém, Praia Grande, São Vicente e Guarujá

Giovanna Camiotto

Publicado em 20/11/2025 às 08:08

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O verão começa no próximo dia 21 de dezembro de 2025 / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

A Baixada Santista – composta por Santos, Bertioga, Guarujá, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe – é uma região vibrante, ideal não apenas para morar, mas também para se explorar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A área litorânea oferece uma infinidade de passeios incríveis que unem história, natureza, gastronomia e cultura. Confira abaixo as mais diferentes atividades para fazer na Baixada Santista!

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Última loja de presépios artesanais da Baixada Santista fecha as portas após 25 anos

• Ecovias espera até 298 mil veículos na Baixada no feriado de Consciência Negra

• Cansou da Baixada? Conheça 9 cidades que são atraentes para viver a aposentadoria

Para os amantes do futebol, o Estádio da Vila Belmiro e o Museu Pelé, ambos em Santos, são paradas obrigatórias. Na Vila, é possível visitar o gramado, vestiário e o Memorial das Conquistas do time. Já o Museu Pelé, situado em um belo casarão histórico, celebra a trajetória do Rei.

Em Santos, mergulhe na história econômica do país no Museu do Café, localizado na antiga Bolsa Oficial do Café. Lá, você conhece o Salão do Pregão, admira pinturas de Benedito Calixto e, claro, experimenta bebidas na Cafeteria do Museu.

Continua depois da publicidade

Para quem busca natureza e história, a Estrada Velha de Santos (Caminhos do Mar), com acesso por Cubatão, oferece uma trilha na Mata Atlântica com mirantes deslumbrantes e marcos históricos, como a Calçada do Lorena.

No litoral sul, a história e a lenda se encontram na Cama de Anchieta, em Itanhaém, onde o jesuíta São José de Anchieta costumava se inspirar. A formação rochosa, acessível por passarela, promete, segundo a lenda, amor eterno a quem nela se deitar.

Aquário de Santos/Renan Lousada/DL
Aquário de Santos/Renan Lousada/DL
Alfândega em Santos/Renan Lousada/DL
Alfândega em Santos/Renan Lousada/DL
Terminal Valongo em Santos/Renan Lousada/DL
Terminal Valongo em Santos/Renan Lousada/DL
Poço das Antas/Nair Bueno/DL
Poço das Antas/Nair Bueno/DL

Em Praia Grande, a Fortaleza de Itaipu oferece uma vista única da orla em meio à Mata Atlântica e artefatos bélicos, além de ser o local onde Pelé serviu o Exército.

Continua depois da publicidade

Para explorar a região de forma sustentável, as Ciclovias das Orlas de Santos, Praia Grande e Guarujá são perfeitas. Em Santos, o trajeto passa pelo maior jardim de orla do mundo. Já São Vicente oferece uma vista deslumbrante da Baixada do alto do Teleférico (Morro Voturuá), um ponto famoso também para saltos de parapente.

A gastronomia fresca espera no Mercado de Peixes de Santos, um moderno prédio na Ponta da Praia, ideal para comprar frutos do mar ou degustar as delícias no restaurante Paru.

A vida marinha está em evidência no Acqua Mundo do Guarujá, um dos maiores aquários da América Latina, que permite aos visitantes ver tubarões e interagir com arraias e estrelas-do-mar.

Continua depois da publicidade

Por fim, o Orquidário de Santos não exibe apenas orquídeas, mas é um grande parque com 1.500 árvores e cerca de 500 animais, como jabutis, capivaras e pavões, que circulam livremente, além da atração da Trilha do Mel.
 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software