Turismo

Aposentado tira sonho do papel e constrói castelo com nível Disney no Nordeste brasileiro

om arquitetura rústica e original, inspirada em castelos medievais, a construção reúne mais de 100 compartimentos

Agência Diário

Publicado em 01/12/2025 às 08:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Castelo fica na cidade de Sítio Novo, no Rio Grande do Norte / Flaviohmg/Wikimedia Commons

Continua depois da publicidade

A cidade de Sítio Novo, no Rio Grande do Norte, certamente não é o primeiro lugar que vem à mente quando se pensa em um castelo. Mas foi ali que Zé dos Montes escolheu erguer esse monumento no meio da Serra da Tapuia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com arquitetura rústica e original, inspirada em castelos medievais, a construção reúne mais de 100 compartimentos e está aberta à visitação.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Escondido na floresta, castelo de 800 anos guarda história viva de uma mesma família

• Quase intacto, único castelo medieval das Américas fica no Brasil e pode ser visitado

• Maior castelo do mundo tem 30 milhões de tijolos, 21 hectares e 700 anos de história

A comparação feita é justamente com um dos maiores pontos turísticos do planeta: a Disney/Pexels
A comparação feita é justamente com um dos maiores pontos turísticos do planeta: a Disney/Pexels
Antes, os castelos só podiam ser vistos em filmes ou na Europa/Pexels
Antes, os castelos só podiam ser vistos em filmes ou na Europa/Pexels
Castelo fica na cidade de Sítio Novo, no Rio Grande do Norte - Flaviohmg/Wikimedia Commons
Castelo fica na cidade de Sítio Novo, no Rio Grande do Norte - Flaviohmg/Wikimedia Commons
A cidade de sítio Novo faz parte do arsenal de belezas naturais do Rio Grande Norte/Pexels
A cidade de sítio Novo faz parte do arsenal de belezas naturais do Rio Grande Norte/Pexels

História do castelo

Conhecido como Zé dos Montes, o militar aposentado José Antônio Barreto começou a erguer o castelo em 1984. Ele contava que a inspiração veio de visões espirituais que começaram na infância.

Aproveite a história e leia também: Escondido na floresta, castelo de 800 anos guarda história viva de uma mesma família.

Continua depois da publicidade

Antes de chegar à Serra da Tapuia, tentou erguer a obra em dois bairros de Natal, mas abandonou as ideias por considerar os locais inadequados. Só em Sítio Novo ele encontrou o terreno que correspondia às suas visões.

Sem formação específica e contrariando orientações técnicas, iniciou a obra sem qualquer projeto no papel. "Foi tudo da cabeça dele", dizem familiares, segundo o g1.

Zé dos Montes trabalhou no castelo até o fim da vida, somando 36 anos de dedicação. Em 2020, aos 88 anos, ele morreu após enfrentar dois AVCs, problemas cardíacos e falência respiratória.

Continua depois da publicidade

De pai para filho

A continuidade do castelo ficará a cargo do filho de Zé dos Montes, o empresário Joseildo Gomes.

"O castelo tem algumas coisas para reparar e outras para construir. Vou fazer de tudo para continuar a missão do meu pai. Vou dar meu sangue para que a história dele não seja apagada e para que todos conheçam a pessoa que ele foi", conta, segundo o g1.

Hoje, Joseildo atua como guia no castelo, que colocou Sítio Novo no mapa turístico do RN.

Continua depois da publicidade

"A ideia do meu pai era fazer o castelo por causa da visão e não que ele virasse um ponto turístico, mas isso inevitavelmente aconteceu”, diz Joseildo. 

“O castelo chamava atenção do povo e ele começou a cobrar ingresso, justamente pra ver se as pessoas paravam de vir. No entanto, aconteceu o contrário”, finaliza.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software