Usina São João é revitalizada e se transforma em novo ponto turístico do Parque Nacional do Iguaçu / Divulgação
Continua depois da publicidade
Em meio ao Parque Nacional do Iguaçu, uma surpresa vem encantando turistas. Um novo espaço inaugurado em outubro fornece aos visitantes uma imersão na história e gastronomia.
Mas, com um fato curioso: uma antiga usina que foi revitalizada e transformada. Após mais de três décadas fechada, a Usina São João, primeira hidrelétrica de Foz do Iguaçu, é hoje um símbolo da natureza e da memória do desenvolvimento regional.
Continua depois da publicidade
Essa nova atração do Parque integra o plano de investimentos da concessionária Urbia+Cataratas, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O parque é referência em turismo sustentável e foi eleito pelos usuários do Tripadvisor como a principal atração do Brasil e da América Latina no Prêmio Travellers’ Choice — Best of the Best 2025.
Continua depois da publicidade
O novo Espaço Usina está incluído no ingresso regular do parque e oferece estrutura para alimentação, contemplação e descanso em meio à Mata Atlântica.
Além disso, o espaço percorre cerca de 2,8 quilômetros do Circuito São João, trilha que combina paisagens naturais, pontos de banho e elementos históricos do Parque Nacional do Iguaçu e da cidade de Foz.
Durante a visita é possível conhecer elementos originais da antiga hidrelétrica, que operou de 1943 a 1982. Entre as peças expostas estão o quadro de força original, calhas de transmissão e diários de produção de eletricidade.
Continua depois da publicidade
E também conhecer as réplicas das plantas arquitetônicas do arquiteto Angelo Murgel, responsável por projetar as sedes administrativas dos primeiros parques do Brasil, entre eles o Parque Nacional do Iguaçu.
O local faz parte do Complexo Hidrelétrico do Rio São João, responsável por fornecer energia ao parque, ao antigo aeroporto e ao Hotel das Cataratas, além de abastecer Foz do Iguaçu até 1959.
No local é possível conhecer: estrada e escada de serviço, duto forçado, castelo d’água, canal adutor, barragem principal e barragem de regularização.
Continua depois da publicidade
O local é um espaço gastronômico com cafés, chás e opções de alimentação. Além de contar com varanda para a cascata que na época era usada para girar as turbinas para a geração de energia. O cardápio contempla opções de bebidas, doces e salgados, convidando o visitante a uma pausa para recarregar as energias na trilha.
Além da riqueza histórica, no Circuito São João é possível também tomar banho de cachoeira. São três pontos próprios para banho, identificados com sinalização indicativa e com acesso permitido conforme o nível do rio.
Além da paisagem de tirar o fôlego, os visitantes têm a possibilidade de experimentar um contato profundo com a natureza, com o lazer e com a história do Patrimônio Mundial Natural.
Continua depois da publicidade