Tipuanas transformam a rua em paisagem de outro mundo / Imagem: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho
Continua depois da publicidade
Algumas cidades no Brasil são puro concreto, outras possuem ruas bem arborizadas, que deixam o clima bastante agradável. Mas, dentre todas, uma delas se destaca pela harmonia entre cidade e natureza, sendo reconhecida internacionalmente.
Estamos falando da rua Gonçalo de Carvalho, no centro de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A rua atrai visitantes e admiradores, inclusive internacionais, por sua harmonia entre cidade, natureza e também valor histórico.
Continua depois da publicidade
Saiba o que faz dessa rua ser tão agradável, entenda de onde surgiu a fama internacional desse logradouro porto alegrense.
A rua possui cerca de 500 metros e possui várias árvores, principalmente tipuanas, que servem para amenizar o calor, melhorar a qualidade do ar nas proximidades e abrigar animais da biodiversidade urbana.
Continua depois da publicidade
Para além do aspecto ambiental, a rua também abriga casarões históricos do século 20, o que reforça o valor do bairro da Independência para a conservação da história da cidade. A rua foi reconhecida como Patrimônio Ambiental em 2006.
Veja também: Rua batizada com nome de político em SP esconde história macabra de pai e filha.
A rua conquistou a fama global quando o biólogo Pedro Nuno Teixeira Santos, português, postou fotos do logradouro em um blog especializado em arquitetura. As imagens logo viralizaram e ganharam destaque pela beleza com que a natureza se mistura ao asfalto.
Continua depois da publicidade
A rua ganhou o apelido de “rua mais bonita do mundo”, embora o título seja só informal, e agora atrai turistas interessados em urbanismo sustentável, preservação da natureza e em conhecer possibilidades de cidades mais agradáveis para os humanos e para os animais também, como mostra o vídeo do canal "Everyday is a journey":
Quando visitar Porto Alegre, dê uma passada na rua Gonçalo de Carvalho e experiencie essa pequena utopia de 500 metros. Dica: a luz bate de diferentes maneiras nas copas das tipuanas durante o dia, tornando o local ótimo para tirar belas fotos.
Veja também: Fofinhos e 'loirinhos', mas por que nunca vemos filhotes de pombo nas ruas?.
Continua depois da publicidade
*Por Jenny Perossi