10 pontos turísticos mais incríveis que entraram para o Guinness10 / Reprodução/Unsplash
Continua depois da publicidade
Já pensou em conhecer o maior jardim do mundo, a igreja mais alta ou a maior caverna subaquática. Isso é possível porque alguns dos lugares que já quebraram recordes são ou se tornaram pontos turísticos.
Esses locais foram reconhecidos pelo Guinness World Records, ou Livro dos Recordes, que é a maior referência em certificado de recordes. A ideia do livro é ser um meio oficial de encontrar informações e curiosidades jamais vistas.
Continua depois da publicidade
Hoje, mais de 60 mil recordes já foram registrados de diversas temáticas e curiosidades de todos os locais do planeta. Algumas foram feitas especialmente para quebrar o recorde e entrar no livro, outras o tempo os qualifica.
Confira na galeria algumas das principais atrações turísticas presentes no Livro dos Recordes.
Continua depois da publicidade
Paris, na França, guarda uma das maiores atrações turísticas do mundo, que possui dois recordes no Guinness. Inaugurada em 1889, ela é o ponto turístico pago mais visitado do mundo, atraindo entre 6 e 7 milhões de visitantes pagantes todos os anos.
Além disso, com cerca de 330 metros de altura, a mesma de um edifício de 81 andares, ela também recebe o título de estrutura de ferro mais alta existente.
No coração de Paris, localiza-se a galeria de arte mais visitada do mundo, o Museu do Louvre. Somente em 2022 foram mais de 7,8 milhões de visitantes.
Continua depois da publicidade
Se afastando da vida badalada de Paris, temos ainda na França o maior jardim do mundo, localizado em Versalhes, no Palácio que carrega o nome da cidade. Ele está disposto em uma área de 100 hectares, que conta também com esculturas de bronze e mármore espalhadas por sua extensão.
Dentro de Roma, vive um país inteiro...bem, o menor país do mundo, o Vaticano. Além de servir como residência do Papa, há outro recorde para o país que é o maior palácio religioso.
O maior anfiteatro do mundo ainda permanece vivo em Roma, o Coliseu vivenciou o auge do Império Romano, onde recebia mais de 87 mil pessoas em sua arena para presenciar as lutas de gladiadores.
Continua depois da publicidade
A igreja Art Nouveau mais alta do mundo é um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Barcelona. A mais alta, Torre de Jesus, que ainda não tem data de conclusão, está prevista para atingir 172,5 metros, o que tornaria esta a igreja mais alta de todas, passando a atual recordista
Localizada na fronteira com os Estados Unidos, as Cataratas do Niágara, no Canadá, recebem 22,5 milhões de visitantes por ano, sendo considerada a queda d'agua mais visitada do mundo.
Considerada a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica abrange nove países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Venezuela, Suriname e Guiana Francesa) e tem cerca de 6,5 milhões de km².
Continua depois da publicidade
Em Dubai, nos Emirados Árabes, o Burj Khalifa é considerado atualmente o edifício mais alto do mundo, com impressionantes 828 metros de altura e 163 andares. Sua construção levou cinco anos e envolveu mais de 12 mil pessoas do mundo inteiro. Sua inauguração oficial foi em janeiro de 2010.
Exploradores da Península de Yucatán podem mergulhar no mais longo sistema de cavernas subaquáticas: o Sistema Sac Actun (Sistema de Caverna Branca) e Dos Ojos (“Dois Olhos”).
Essas cavernas conectadas têm um comprimento total de 371,95 km - quatro vezes o do Canal do Panamá.
Continua depois da publicidade