Tecnologia
As mudanças fazem parte da estratégia da Meta para reforçar a competitividade do Instagram, especialmente frente ao TikTok, além de ampliar o engajamento
As novas ferramentas estão sendo liberadas gradualmente e podem não estar disponíveis para todos os perfis neste primeiro momento / Freepik
Continua depois da publicidade
O Instagram anunciou nesta semana uma série de novas funcionalidades que prometem transformar a maneira como os usuários compartilham, descobrem e interagem com conteúdos na plataforma. Entre as principais novidades estão a possibilidade de repostar Reels e posts de terceiros, um mapa interativo com localização em tempo real de amigos e uma nova aba “Amigos” com foco em conexões próximas.
As mudanças fazem parte da estratégia da Meta para reforçar a competitividade do Instagram, especialmente frente ao TikTok, além de ampliar o engajamento com conteúdos compartilhados entre círculos sociais mais íntimos.
Continua depois da publicidade
Neste ano, o Instagram passa a ser não recomendado para menores de 16 anos
Agora, usuários podem repostar publicações públicas de outros perfis, tanto do feed quanto da aba Reels. O recurso funciona de forma semelhante ao retuíte do X (antigo Twitter) ou ao botão de repost do TikTok.
Continua depois da publicidade
As republicações ficam organizadas em uma nova aba no perfil do usuário e aparecem com o devido crédito ao autor original. Quem compartilha o conteúdo pode ainda adicionar comentários usando um balão flutuante que aparece no momento do repost.
Segundo a Meta, essa funcionalidade pode aumentar o alcance de criadores, já que seus conteúdos republicados podem ser recomendados a novos públicos, mesmo que os seguidores não acompanhem o perfil original.
Outra grande novidade é o lançamento de um mapa interativo, acessível pelo topo da aba de mensagens diretas. A ferramenta permite visualizar, em tempo real, a última localização ativa dos amigos, caso eles tenham ativado o recurso.
Continua depois da publicidade
Compartilhamento de localização é opcional e controlado pelo usuário;
É possível selecionar quem pode ver a localização: todos os amigos, amigos próximos, contatos específicos ou ninguém;
Também dá para bloquear a exibição em locais ou para pessoas específicas;
Continua depois da publicidade
A localização é atualizada sempre que o app é aberto ou usado em segundo plano.
Além disso, o mapa permite explorar conteúdos publicados em eventos, pontos turísticos, restaurantes e shows, e visualizar anotações temporárias (por até 24 horas) feitas por amigos com conexão mútua.
Para pais e responsáveis, a supervisão parental terá acesso aos controles dessa função, podendo ser notificados caso filhos adolescentes ativem o recurso e decidindo se o uso poderá continuar.
Continua depois da publicidade
O Instagram também está lançando uma nova aba chamada “Amigos” dentro do Reels. Nela, será possível:
Ver Reels com os quais seus amigos interagiram;
Receber recomendações de vídeos baseadas em interesses em comum;
Continua depois da publicidade
Obter sugestões de conversas a partir dessas interações.
A função, que estava em testes desde o início do ano, será implementada globalmente nas próximas semanas. A ideia é tornar a experiência mais personalizada e reforçar os laços entre contatos próximos na rede social.
Mais privacidade e controle para os usuários
Com as atualizações, o Instagram também adicionou novos controles de privacidade, como:
Continua depois da publicidade
Ocultar curtidas e comentários em Reels;
Silenciar balões de atividade de pessoas específicas.
Essas melhorias se somam à proposta de oferecer ao usuário mais controle sobre o que compartilha e com quem interage.
Continua depois da publicidade
As novas ferramentas estão sendo liberadas gradualmente e podem não estar disponíveis para todos os perfis neste primeiro momento. O mapa interativo, por exemplo, já começou a ser ativado nos Estados Unidos e deve chegar a outros países, incluindo o Brasil, nas próximas semanas.
Com essas mudanças, o Instagram aposta em aproximar ainda mais os usuários de seus círculos de amizade e ao mesmo tempo oferecer mais recursos criativos de compartilhamento e descoberta. Em tempos de redes cada vez mais abertas e impessoais, a plataforma parece querer recuperar a ideia de 'rede social' como espaço de conexão real e com propósito.