Trabalho home office também requer cuidados com o visual

A makeup artist e designer Luiza Castro mostra a importância do autocuidado para aumento de produtividade e ensina dicas fáceis para colocar em prática

Comentar
Compartilhar
11 JUN 2021Por Da Reportagem13h45
De acordo com a makeup artist e designer Luiza Castro, além do efeito estético, a pessoa que se arruma e se maquia se sente segura e confiante para os desafios de um novo dia de trabalhoDe acordo com a makeup artist e designer Luiza Castro, além do efeito estético, a pessoa que se arruma e se maquia se sente segura e confiante para os desafios de um novo dia de trabalhoFoto: Divulgação

Com a pandemia e a restrição de circulação, muitas empresas adotaram o modelo home office, que promete se estender por um bom tempo. Dentro dessa nova rotina, quem trabalha em casa pode 'cair na tentação' de passar o dia de pijama e de cara lavada. Mas os especialistas alertam: home office também requer cuidados com o visual, inclusive para aumentar a produtividade.

De acordo com a makeup artist e designer Luiza Castro, além do efeito estético, a pessoa que se arruma e se maquia se sente segura e confiante para os desafios de um novo dia de trabalho. "Nesses tempos de pandemia, descobrimos que a maquiagem é também uma ferramenta de autocuidado, uma demonstração de carinho para si mesmo, proporcionando maior autoestima e bem-estar, e consequentemente melhor produtividade no trabalho", ressalta a maquiadora.

Luiza revela que algumas dicas precisam ser seguidas durante a elaboração da maquiagem para o home office. A primeira é começar aplicando o primer em todo o rosto e colo. Em seguida deve-se corrigir a região dos olhos com um corretivo para ficar com um ar descansado.

"A pele é o carro-chefe da maquiagem e se ela estiver bem preparada causa uma boa impressão. Por exemplo, se a sua olheira for pigmentada, use um bush cremoso para neutralizá-la e depois aplique o corretivo nas olheiras, na parte central do rosto, como testa, nariz e queixo e espalhe o que sobrou paras as extremidades", explica.

Outra dica da especialista é em relação a maquiagem para uma reunião virtual. "Se você tiver uma reunião por vídeo-chamada, aposte na make natural, sem deixar o visual carregado. O bacana é que dá para fazer uma boa produção utilizando poucos produtos em apenas 10 minutos", comenta.

Luiza Castro é makeup artist e designer

A expert ressalta ainda a importância da máscara de cílios e do blush: "o rímel faz toda a diferença. Quanto mais camadas fizer, melhor. E o blush dará um toque especial na make. Além da cor, é ele que dará o ar de saudável".  Já as sobrancelhas também merecem toda a atenção na hora da make. "Com um quarteto de sombras próprio para sobrancelhas preencha as falhas, respeitando sua forma natural, sem deixá-las marcadas", revela.

Luiza diz ainda que o toque de cor nos lábios deixa o visual completo e mostra o cuidado de se preparar para aquele momento. "Por mais que a pele esteja impecável, os lábios coloridos fazem diferença e levantam o astral. Sugiro o batom vermelho para dar uma cor. Se você não tiver blush, o mesmo produto pode ser aplicado nas bochechas", completa.

PRODUTIVIDADE.
Segundo estudos de dois pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, Dr. Galinsky e Hajo Adam, está comprovado que a maneira como nos vestimos influencia diretamente em nossa autoestima e autoconfiança, além de aumentar significativamente a produtividade no trabalho. E a maquiagem também entra nesse contexto, como parte do dress code.

"A maquiagem torna as mulheres mais atraentes e confiantes. Mulheres que optam por looks esfumados e batons marcantes, passam simpatia, confiança, liderança, foco e organização, tornando-as mais competitivas no mercado de trabalho, pois chamam atenção e se diferenciam", enfatiza a maquiadora Luiza Castro.

Além disso, a maquiagem tem o poder de empoderar e dar um up na autoestima. "É o famoso 'efeito batom'. Experimente passar um batom vermelho", indica. "A mudança de postura é automática e a confiança em si aumenta. É como se tivesse preparada para 'guerra' do dia a dia. Pandemia, filhos, saúde mental, cuidar da casa, do marido, dos pets, ser saudável, trabalhar... entre tantas outras batalhas. Com a autoconfiança em cima, você vai vencer com muito mais facilidade", conclui.